Sakamoto: Não se importar com voto para deputado é carta branca a Brasília
Em participação no UOL News, o colunista do UOL Leonardo Sakamoto falou sobre a pesquisa Datafolha que apontou que 7 em cada 10 eleitores ainda não definiram o voto para deputado. Sakamoto criticou a falta de envolvimento político da população e afirmou que o resultado do descaso pode ser um péssimo Congresso.
"O eleitor brasileiro, de uma forma irresponsável, entrega uma carta branca para aquele pessoal em Brasília. Depois fica só de "mimimi" reclamando que a vida está ruim", disse.
Ele também citou que o Datafolha já revelou que um percentual parecido do eleitorado sequer se lembra em quem votou nas eleições de 2018. Para ele, isso evidencia o desinteresse com a política nacional.
"Esse dado é extremamente triste e mostra que o pessoal realmente não se importa. É um sintoma de que uma parte significativa da população brasileira não se importa com a escolha dos seus representantes políticos, e depois não adianta reclamar".
'Lulaflix': Site surge durante esforço de Bolsonaro para aumentar rejeição de Lula, diz Sakamoto
"Isso acontece em meio a uma percepção do presidente da República de que ele precisa aumentar a rejeição do Lula. Lula está com uma rejeição de 38% e enquanto isso a rejeição do presidente que era de 51% foi para 53%", disse Sakamoto durante participação no UOL News.
"Está aumentando a rejeição ao Bolsonaro e com uma rejeição de mais de 50% ninguém é eleito", completou.
Ele ainda destacou que o esperado era que a campanha focasse nos feitos do governo, e não em atacar o adversário. "A gente imaginava que o presidente da República, que quer se reeleger, contratasse serviços de comunicação para mostrar o que ele fez, e não atacar seu adversário".
'Cuscuz Clan': Não se brinca com supremacia branca; bom senso passa longe na campanha, diz Sakamoto
"Não se brinca. Brincar com a Ku Klux Klan é igual brincar com o nazismo. Bolsonaro ao fazer essa ironia acaba reforçando, mas não se brinca. Ele colocaria 'somos os nazistas?' Não! Então isso mostra que o bom senso está passando muito longe dessa campanha", disse.
Ele também pontuou que o ex-presidente Lula errou ao fazer a comparação se referindo aos atos de 7 de Setembro, mas que a reação de Bolsonaro mostra um baixo nível de campanha.
"Esse é um clássico caso de que as candidaturas nivelam por baixo a disputa. Primeiro que Lula mandou muito mal ao fazer essa comparação", começou. "Aí o Bolsonaro se aproveitou, fez publicidade, tripudiou em cima", completou.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.