Topo

TRE-SP diz que Tarcísio comprovou vínculo com estado e aprova candidatura

13.set.2022 - O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no debate UOL, Cultura e Folha - Marlene Bergamo/Folhapress
13.set.2022 - O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no debate UOL, Cultura e Folha Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/09/2022 09h49

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) aprovou na noite de ontem o registro de candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo do estado.

O diretório estadual do PMB havia questionado a candidatura do ex-ministro, alegando inexistência de domicílio eleitoral comprovado em São Paulo. Tarcísio nasceu no Rio de Janeiro e, até pouco tempo, morava em Brasília, onde era ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL).

O PMB se baseou em reportagem do jornal Folha de S.Paulo de junho deste ano, que mostrou que Tarcísio não morava no imóvel que declarou como domicílio à Justiça Eleitoral, em São José dos Campos, no interior paulista. Ele alugou o imóvel em setembro do ano passado, mas segundo vizinhos, nunca foi visto lá.

No entanto, o juiz Afonso Celso da Silva, relator do caso, considerou que Tarcísio comprovou o domicílio com o contrato de locação, além de ter parentes que moram na cidade. O entendimento dele foi apoiado por unanimidade.

Em um caso semelhante, em junho, o TRE-SP impediu que Sergio Moro (União Brasil) concorresse a qualquer cargo na eleição de 2022 por São Paulo, por não reconhecer o vínculo do ex-juiz com o estado. Na época, o paranaense declarou que morava em um hotel na capital paulista.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Tarcísio em segundo lugar para o governo de São Paulo, empatado tecnicamente com Rodrigo Garcia (PSDB). O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera a disputa.