Topo

Tales: Não há nada de irregular em Lula fazer campanha pelo voto útil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2022 14h58

Em participação no UOL News, o colunista Tales Faria defendeu o direito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazer campanha pelo voto útil na disputa presidencial. Tales argumentou que fazer esse tipo de movimento não configura qualquer tipo de irregularidade.

"Ao colocar no programa dele, está de certa forma fazendo campanha pelo voto útil. Não tem nada de irregular nisso, não tem nada de errado nisso. O voto útil faz parte da democracia".

Tales ainda pontuou que, independentemente de pedidos de Lula, essa decisão cabe apenas ao eleitor, mas que o petista deve ter cuidado para não ofender outros candidatos. O colunista do UOL citou, inclusive, Ciro Gomes (PDT) entre possíveis ofendidos.

"O Lula e essa recomendação dentro do comando de campanha tem que ter muito cuidado para não ofender os outros. Não tem que vir o Lula falando 'faça o voto útil, deixe de fazer' porque você vê um tipo como o Ciro Gomes, ele já fica irritado por muito menos".

Por fim, ele também defendeu o direito de outros candidatos criticarem o chamado voto útil. "A estratégia da Soraya e da Simone é tentar chegar ao 2º turno, ou tentar acabar esse 1º turno com a maior quantidade de votos possível para poder usar no futuro".

Ex-banqueiro Eduardo Moreira cancela palestras por ameaças de bolsonaristas: 'Seita de Bolsonaro'

"De todas as formas [responsabilizo Bolsonaro pelas ameaças] porque aquela história do 'eu autorizo' é o contrário, é o Bolsonaro que autoriza a sua legião de seguidores mais fanática, é a seita bolsonarista e ela se sente empoderada pelo presidente e se sente com um poder que ela não tem, porque quem foi eleito e tem poder é o Bolsonaro", disse o ex-banqueiro Eduardo Moreira durante o UOL News.

Moreira também relatou que as primeiras ameaças que começou a receber vieram quando vazou um relatório feito pelo Ministério da Economia que indicava uma lista com cinco detratores.

"Ali começou a tomar uma força muito grande. Começaram derrubando meus canais, fazendo várias denúncias nas redes sociais e as ameaças e o tom começaram a ficar cada vez mais agressivas".

Professor: EUA farão guerra de versões e tentarão jogar o mundo contra Putin

"É mais do que esperada essa briga das versões de cada lado. Essa briga sempre teve em qualquer assunto que opõe duas grandes potências e cada lado tenta passar o outro como o irresponsável, o maluco que não segue as regras. Foi assim quando os americanos invadiram o Iraque em 2003 e foi o oposto", disse o professor de relações internacionais Gunther Rudzit.

Ele ainda afirmou que, apesar de Putin saber das consequências de uma escalada nuclear, uma guerra contra a Rússia nunca é um bom negócio.

"Há esse receio de que ele [Putin] possa escalar a guerra. Há esse receio porque o problema de você entrar em uma guerra contra a Rússia não é você perder, é você começar a ganhar, porque a reação russa vai ser muito forte. Nesse caso, quando ele diz que pode escalar e que é para levar a sério, é para levar a sério".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: