Topo

Ex-ministro de FHC declara apoio a Lula contra Bolsonaro no 1º turno

Lula e FHC juntos - Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula e FHC juntos Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/09/2022 11h59

Ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o jurista José Gregori declarou hoje apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno contra a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, ele defende o voto útil ao elogiar os também candidatos Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Felipe D'Ávila (Novo). "Mas as pesquisas, por ora, não os tornam viáveis", diz.

"Com os meus 70 anos de vida pública, eu sei que a recondução do atual presidente seria muito negativa, especialmente agora que o Brasil precisa ter um protagonismo eficiente que combata a fome, nos prepare para as pandemias e evite a guerra nuclear. Lula tem sensibilidade para estas questões", diz Gregori.

Ontem, o também jurista e ex-ministro de FHC Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), declarou que apoia a eleição de Lula no primeiro turno.

"Minha candidata era Simone Tebet, mas a candidatura dela não se concretizou nesta eleição, que está sendo pautada pela total falta de racionalidade", disse Reale Jr.

Eu sei que a política é sempre um processo de várias etapas. Na atual, dispensar a participação de Bolsonaro é uma etapa imprescindível
José Gregori, jurista e ex-ministro de FHC

As manifestações ocorrem num momento em que FHC divulga nota em que pede voto em favor de candidatos que defendam as instituições, a ciência e a diversidade.

"Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral", disse FHC, sem citar Lula nem Bolsonaro nominalmente.

Dentro do MDB e do PDT também há dissidentes que declararam apoio a Lula no primeiro turno em detrimento das candidaturas de Tebet e Ciro.

O que diz José Gregori

Ajudei a derrotar a ditadura brasileira.

Acho Simone Tebet a revelação desta campanha, Ciro Gome e Luiz Felipe d'Avila batalhadores, mas as pesquisas por ora não os tornam viáveis. Respeito muitos companheiros que ajudaram o avanço dos Direitos Humanos e da Democracia, que são petistas.

Decidi apoiar, em 2 de outubro, Lula e Alckmin como as melhores soluções para o Brasil atual.

Com os meus 70 anos de vida pública, eu sei que a recondução do atual presidente seria muito negativa, especialmente agora que o Brasil precisa ter um protagonismo eficiente que combata a fome, nos prepare para as pandemias e evite a guerra nuclear.

Lula tem sensibilidade para essas questões. Eu sei que política é sempre um processo de várias etapas.

Na atual, dispensar a participação de Bolsonaro é uma etapa imprescindível.