Topo

Chico Alves: Datafolha fará Bolsonaro ir com a faca nos dentes para debate

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2022 19h30

Durante o UOL News, o colunista do UOL Chico Alves falou sobre o resultado da pesquisa Datafolha divulgada hoje, que deverá nortear o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate presidencial realizado pela TV Globo. A pesquisa apontou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de votos válidos, enquanto Bolsonaro aparece com 34%. Para Chico, esse resultado deverá fazer Bolsonaro ir para o debate com "a faca nos dentes".

"É uma situação muito perigosa para Bolsonaro e uma situação que acho que vai fazer com que ele entre nesse debate de hoje, se ele já é naturalmente agressivo e descompensado, acho que ele certamente vai com a faca nos dentes. Não sei se para ele isso é bom ou ruim, se ele vai ganhar ou perder", disse.

Chico Alves também afirmou que diante da proximidade do dia da votação, o debate será uma "final de campeonato" para o atual presidente. "Nas outras vezes nos debates que ele se viu pressionado, ele saiu do prumo ainda mais. Pode ser que no lugar de ganhar apoios ele perca, mas é uma decisão de campeonato para ele esse debate de hoje".

Apesar de a pesquisa ter apontado uma possibilidade de Lula vencer a eleição ainda no 1º turno, o colunista do UOL também ponderou que, de certa forma, os números apontaram uma estabilidade que pode até mesmo ser comemorada por Bolsonaro.

"Os números [do Datafolha] mostram uma estabilidade que, por paradoxal que possa parecer, talvez sejam motivo de comemoração até no seio do bolsonarismo, na campanha do Bolsonaro", disse ao falar sobre uma expectativa que existia em um crescimento de Lula após a declaração de apoio do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa e do encontro do petista com empresários.

Pesquisa mostra que debate de sábado não fez diferença, diz especialista

"Pesquisa mostra que o debate do sábado (24) [realizado no SBT] não fez muita diferença o Lula não ter ido. Bolsonaro no debate de sábado se mostrou com uma fala mais amena se a gente comparar com o primeiro debate", analisou a cientista política Viviane Gonçalves.

"Isso de não ter ido não comprometeu o apoio demonstrado na pesquisa, da mesma forma que não foi tão positivo o Bolsonaro ter feito uma fala mais amena", completou durante participação no UOL News.

A cientista política ainda destacou a importância do debate que será realizado hoje, tanto por sua visibilidade, quanto pela proximidade do dia da votação. "Debate da Globo com certeza é de maior visibilidade e como o último, é decisivo. A gente tem ainda um percentual importante de pessoas que não se decidiram, então esses últimos momentos são estratégicos para todos os candidatos", finalizou.

Chico Alves: 'Neymar deve trazer votos para Bolsonaro mas não será decisivo'

"Acho que realmente Neymar deve trazer alguns votos para o presidente Bolsonaro, mas que isso seja decisivo e vá pesar muito eu não acho", afirmou Chico Alves sobre a declaração de voto do atacante da seleção brasileira Neymar em Jair Bolsonaro.

O colunista do UOL ainda lamentou que grande parte da população se deixe influenciar pelo voto de celebridades sem que haja um debate político mais aprofundado.

"Muitas vezes não há discussão, é só a tentativa de transferência de popularidade de uma marca ou de um nome para o político que essa pessoa apoia. Não explica porque, e não há um debate, não se coloca a motivação política desse apoio", disse.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: