Topo

Na largada do debate, Ciro mira em Lula, que rebate: 'Te achando nervoso'

Ciro Gomes e Lula participam de debate da TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ciro Gomes e Lula participam de debate da TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo, Rio e Brasília*

29/09/2022 22h44Atualizada em 29/09/2022 23h35

Na primeira interação entre candidatos à Presidência no debate da TV Globo, na noite de hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tiveram uma discussão sobre os quase 14 anos de governo do PT. Ao rebater um questionamento de Ciro, Lula disse que estava achando o rival nervoso.

Ciro havia feito, inicialmente, um questionamento sobre a concentração de riqueza no país ao final dos governos petistas. Lula, em resposta, citou uma série de números da economia e a criação de programas sociais, "que você [Ciro] cansou de elogiar quando você participava do governo".

O pedetista, então, afirmou que se afastou "justamente por conta das contradições graves de economia", além de questões morais.

Em seguida, questionou Lula se o desfecho dos governos do PT não foi responsável pela "tragédia" da eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018.

A grande questão é: ficar falseando um período do tempo e não prestar contas gerou a tragédia do Bolsonaro. Porque, se fosse verdade, essa montanha de coisas boas, por que o Bolsonaro, essa tragédia que aconteceu com o Brasil, foi eleito depois do PT?
Ciro Gomes (PDT), em pergunta a Lula

Lula então respondeu a Ciro:

Ciro, estou achando você nervoso. Eu vou te dizer uma coisa que você poderia dizer, a bem da verdade: você saiu do governo para ser candidato a deputado federal contra a minha vontade, que eu queria que você fosse para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. A segunda verdade é que você viveu no meu período de governo, nos oito anos que eu fui presidente o momento de maior conquista social desse país, a maior inclusão social da história do país, e você sabe disso
Lula, em resposta a Ciro

Conforme o UOL mostrou hoje, mais cedo, Lula foi orientado por sua equipe a não atacar os adversários, mas responder à altura quando provocado. No debate promovido por UOL, Folha, Grupo Bandeirantes e TV Cultura, em 28 de agosto, o último de que participou, o petista foi criticado por parecer apático. Uma preocupação especial da campanha lulista era justamente com Ciro, que tem subido o tom contra Lula ao longo da campanha.

Como está a corrida eleitoral? A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada hoje, deixa em aberto a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno. O petista aparece com 50% dos votos válidos —quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, teria entre 48% e 52%. Bolsonaro segue em segundo lugar com 36%.

A pesquisa do Datafolha foi feita com entrevistas coletadas de 27 a 29 de setembro, antes do debate da TV Globo. Para o próximo dia sábado (1), véspera do primeiro turno, está prevista a divulgação de mais um levantamento do Datafolha, além de levantamentos do Ipec (ex-Ibope) e do Ipespe/Abrapel.

A pesquisa mais recente do Ipec, divulgada no último dia 26, também reforça o panorama de uma possível mas incerta vitória de Lula em primeiro turno. O ex-presidente marcou 52% de votos válidos e, com a margem de erro, fica entre 50% e 54%. Já Bolsonaro aparece com 34% dos votos válidos nesta sondagem.

*Participam desta cobertura:
Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Beatriz Gomes, Caê Vasconcelos, Gilvan Marques, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy, Letícia Mutchnik e Rafael Neves.
No Rio de Janeiro: Felipe Pereira e Lucas Borges Teixeira.
Em Brasília: Camila Turtelli, Gabriela Vinhal, Hanrrikson de Andrade e Letícia Casado
.