Topo

Bolsonaro usa vice de Tebet contra Lula, mas adversária recusa dobradinha

29.set.2022 - Jair Bolsonaro (PL) questiona Simone Tebet (MDB) no debate entre candidatos à Presidência da República. - Reprodução/TV Globo
29.set.2022 - Jair Bolsonaro (PL) questiona Simone Tebet (MDB) no debate entre candidatos à Presidência da República. Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo, no Rio e em Brasília

29/09/2022 23h10Atualizada em 30/09/2022 00h16

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou hoje, durante o debate presidencial da TV Globo, a vice da candidata Simone Tebet (MDB), Mara Gabrilli (PSDB), para acusar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ser mentor do assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP). Apesar da tentativa, Simone não aceitou a dobradinha com o candidato à reeleição.

Celso Daniel foi encontrado morto com marcas de tortura e tiros em uma estrada em Juquitiba (SP) no dia 20 de janeiro de 2002, dois dias depois de ter sido sequestrado após sair de um restaurante no bairro dos Jardins, na capital paulista. Celso Daniel era o coordenador do programa de Lula na campanha vitoriosa do petista à Presidência da República, em 2002. Foi substituído por Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda do governo Lula. A investigação foi aberta duas vezes e nunca foi apontada relação do PT com o crime.

"Senhora Simone, a sua vice há algum tempo vem falando, e ontem falou novamente, que Lula foi o mentor intelectual do assassinato de Celso Daniel e o senhor Ronan recebeu alguns milhões do ex-presidente para se calar. Qual é a posição da senhora sobre esse episódio?", questionou Bolsonaro.

Em resposta, Tebet respondeu dizendo confiar em Mara e questionou o porquê Bolsonaro não questionaria Lula sobre o tema.

"Eu confio integralmente na minha vice, que é de Santo André. O pai dela, já falecido, foi vítima de extorsão. Da máfia dos transportes, na época do governo do PT. Agora, eu lamento esta questão ser trazida num debate neste momento tão importante da história do Brasil, e ser dirigida a mim. Eu acho que falta ao senhor coragem de perguntar isso ao candidato do PT que, segundo o senhor, é envolvido e está aqui. Por que não pergunta para o candidato Lula sobre esse assunto? E vamos tratar do Brasil?", disparou.

A candidata do MDB ainda pediu para "tratar dos reais problemas" e cutucou o presidente por ele afirmar que não tem pessoas com fome no Brasil.

Bolsonaro rebateu que "vice é um cargo importante" e disse que o tema "é de extrema importância".

"Novamente, eu lamento muito. Nós estamos a dois dias, três dias da eleição, uma das eleições mais difíceis do Brasil, e hoje o que nós vemos aqui não é a apresentação de propostas, mas ataques mútuos para ver quem roubou mais, para ver quem é mais incompetente, para ver quem é mais insensível, eu estou aqui para colocar você, eleitor, cidadão, no centro do debate", rebateu Tebet outra vez.

*Participaram desta cobertura:

Em São Paulo: Caê Vasconcelos, Felipe Pereira, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy e Wanderley Preite Sobrinho
No Rio: Lola Ferreira
Em Brasília: Camila Turtelli, Eduardo Militão, Gabriela Vinhal e Leonardo Martins