Topo

Debate: nas redes, Bolsonaro e Ciro se destacam; Kelmon e D'Avila vão mal

Do UOL, em São Paulo

30/09/2022 11h46

O presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, foram os mais bem avaliados na internet durante o último debate presidencial realizado na noite de ontem pela TV Globo.

É o que revela relatório da Quaest Pesquisa e Consultoria, que monitorou o engajamento de internautas no Twitter, Facebook, Instagram, sites e blogs. O debate, que teve um alcance estimado em 204 milhões de perfis na web, gerou 16,4 milhões de menções, com pico entre 22h e meia-noite.

Quem foi melhor?

De acordo com o relatório, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro foram os candidatos mais populares ao concentrarem 79% das menções, mas Lula recebeu mais críticas, enquanto Bolsonaro e Ciro lideraram as citações positivas, seguidos por Simonet Tebet (MDB).

Do outro lado, o destaque negativo ficou a cargo do candidato do Novo, Felipe D'Avila, o mais mal avaliado entre os sete candidatos, superando Padre Kelmon (PTB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Por que Bolsonaro e Ciro se deram bem? Diretor da Quaest e professor de ciências políticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Felipe Nunes afirma que Bolsonaro "se mostrou esperto" durante o debate e por isso terminou bem avaliado na internet.

Candidatos com mais menções no debate da Globo - Quaest - Quaest
Candidatos com mais menções no debate da Globo
Imagem: Quaest

"Todo mundo sabe de sua destemperança, mas ela não foi mostrada no debate", afirma. "Ao terceirizar o trabalho para Kelmon, ele pôde defender o governo, apresentar explicações para o que não foi feito e dar boas tiradas em Soraya e Simone, sem desrespeita-las."

Apesar da aparente discrição, Ciro também "conseguiu criticar os dois principais candidatos [Lula e Bolsonaro] sem perder a linha. Apresentou propostas e não teve nenhum episódio de baixaria", afirmou.

Candidatos com mais enções positivas no debate da Globo - Quaest - Quaest
Candidatos com mais enções positivas no debate da Globo
Imagem: Quaest

Lula não convenceu? Para o pesquisador, Lula perdeu pontos no debate em razão da impaciência. "Lula pareceu impaciente e nervoso. Ele foi caindo nas provocações", avalia Nunes.

No primeiro bloco, por exemplo, Lula disputou pedidos de resposta com Bolsonaro e mostrou impaciência com Kelmon, que mais uma vez fez dobradinha com o presidente.

Robôs interferiram na avaliação? De acordo com Nunes, o relatório da Quaest é confiável em razão do método utilizado, que exclui "comportamento automatizado" nas interações.

"A metodologia de monitoramento da Quaest mede o comportamento dos perfis em uma curva normal e exclui todo padrão que estiver acima de dois desvios da média comportamental de todo mundo".

Embora seja impossível dizer que isso exclui robôs, é possível dizer que retiramos com isso o comportamento automatizado que enviesa a análise."
Felipe Nunes, Diretor da Quaest

Movimentando o debate. Alguns dos termos mais citados ao longo dos quatro blocos do encontro foram:

  • Sigilo de 100
  • Direito de resposta
  • Lei de cotas
  • Padre de festa junina
  • 350 anos de escravidão
  • Candidato laranja
  • Falso padre
  • Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc