Topo

Lula reclama de horário do debate: 'Achar que o povão vê é nos enganar'

Do UOL, no Rio e em São Paulo

30/09/2022 09h11Atualizada em 30/09/2022 10h11

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou do horário em que o debate da TV Globo terminou e disse que o programa não atinge "o povão" com quem ele quer dialogar.

A declaração do petista foi dada menos de seis horas após o fim do debate, que se estendeu até 1h40. O ex-presidente se encontrou na manhã de hoje no Rio com os candidatos Marcelo Freixo (PSB), que disputa o governo do Rio, e André Ceciliano (PT), que tenta uma vaga no Senado no estado.

Embora o objetivo de um debate com o alcance como o da Globo seja conversar com um público mais amplo possível —a audiência superou o dobro do horário e bateu recorde em 16 anos—, a campanha de Lula queria atingir as classes média e baixa, em especial.

Na reta final, Lula tem mirado ainda mais os indecisos desses grupos, com foco no discurso econômico, para garantir os poucos pontos percentuais que o separam de uma possível vitória no primeiro turno.

É uma coisa inexplicável levar um debate até as 2h30. Um debate que poderia ter sido feito num sábado à tarde, num domingo. Poderia ter uma data em que a gente abrisse espaço para que o conjunto da população que vive no mundo do trabalho, está desempregada, assistisse. Porque senão a gente faz um debate que começa às 22h30, é importante para uma parcela da sociedade, mas depois da meia-noite achar que o povão, que a gente quer falar, está assistindo televisão é nos enganar."

Lula classificou o debate como "cansativo", mas disse que o programa é uma oportunidade importante para encontrar os adversários e "poder trocar algumas farpas".

Estratégia pós-debate. Para os petistas, trata-se de uma questão prática. Se um trabalhador tem de acordar às 5h, não vai ficar até as 2h assistindo a um programa de televisão, por mais que o assunto o interesse ou considere importante.

Como o foco de Lula é conquistar exatamente a gama de indecisos entre as classes média e baixa — onde há maior probabilidade de o trabalhador ter de acordar cedo—, grande parte do debate foi "perdido" por desperdiçar a atenção desse público.

Agora, uma estratégia é tentar estimular cortes de vídeos em que o ex-presidente foi bem para circular nas redes sociais, visto que o horário de propaganda na televisão foi encerrado ontem.

Pregar para convertido? Além disso, na avaliação do entorno lulista, o público que acompanha o debate depois da primeira hora, ainda mais em um horário como este, é um público mais interessado em política e, portanto, com maior probabilidade de já ter um candidato definido.

Mais do que o "voto útil", os petistas buscam os indecisos. A maioria deles, avalia o comitê lulista, já havia abandonado o programa depois das 0h.

Como foi o debate? O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e Lula trocaram acusações e brigaram por direitos de resposta. Os dois, no entanto, não tiveram confronto direto durante as perguntas e respostas —ainda que Bolsonaro tenha tido uma oportunidade de enfrentar Lula.

Outros cinco candidatos participaram do programa: Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

Contra a abstenção. Durante sua fala na manhã de hoje, Lula também pediu que as pessoas não se abstenham de votar no domingo.

Em pesquisa Datafolha divulgada ontem, o petista aparece com 48% dos votos —com possibilidade de vencer no primeiro turno— e Bolsonaro, com 34%.

O eleitorado menos escolarizado —segmento em que Lula tem maior intenção de voto— costuma comparecer menos às urnas no Brasil.

As pessoas que estão desanimadas, as pessoas que possivelmente estejam pensando em não ir votar, em anular o voto ou se abster, que não façam isso. Mesmo que você já tenha 70 anos e não precisa mais votar ou você tem 16 anos, tirou o título, quer dormir até tarde, não quer votar, não faça isso. Levante e vá cumprir com seu dever cívico, porque votando você tem o direito de cobrar. Possivelmente a votação mais importante que você vai dar na história."

Agenda no Nordeste. Lula deixa o Rio ainda pela manhã e segue para o Nordeste, onde cumpre agendas em Salvador e Fortaleza. Amanhã, ele disse que retorna para São Paulo para fazer uma caminhada ao lado de Fernando Haddad (PT), candidato ao governo paulista.