Topo

8 governadores são eleitos em 1º turno com apoio de Bolsonaro; Lula tem 4

Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), publicou uma foto nas redes sociais após votar - Reprodução/Twitter/@helderbarbalho
Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), publicou uma foto nas redes sociais após votar Imagem: Reprodução/Twitter/@helderbarbalho

Do UOL, em Brasília

02/10/2022 21h32Atualizada em 02/10/2022 21h32

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu eleger oito governadores com seu apoio em primeiro turno neste domingo (2). Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve quatro governadores eleitos em primeiro turno com seu apoio político.

Entre os mais votados, foi reeleito o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com o apoio de Lula. Apesar de ser do partido de Simone Tebet, Barbalho fechou uma coligação com 16 partidos: MDB, PT, União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSB, PSD, PSDB, Cidadania, PV, PCdoB, PTB, Podemos, DC e Avante.

Durante sua campanha, Barbalho dividiu espaço com Tebet, mas nunca escondeu seus acenos a Lula e chegou a participar de eventos de campanha com os dois em uma mesma semana.

Lula ainda conquistou a reeleição de Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte. No Piauí, Lula apoiou a eleição do professor e ex-secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles (PT). O também petista Elmano de Freitas conquistou o governo do Ceará no primeiro turno neste domingo (2).

Com o apoio de Bolsonaro, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), foi reeleito com quase 70% dos votos em primeiro turno. Apesar de seu partido não fazer parte declaradamente da base de Bolsonaro e contar com figuras que fizeram oposição ao seu governo, como o senador Omar Aziz (PSD-AM), a aliança entre o presidente e o governador paranaense é de longa data. O apoio mútuo foi selado entre eles ainda na pré-campanha e Ratinho chegou a participar de motociatas ao lado do presidente pelas ruas de Curitiba.

Ratinho derrotou o ex-senador Roberto Requião (PT) e liderou com folga as pesquisas de intenção de voto, com Lula enfrentando uma alta rejeição no Paraná.

Também reeleito neste domingo (2) com ampla vantagem, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), contou com o apoio de Bolsonaro durante sua campanha, mesmo tendo mais da metade dos partidos de sua coligação apoiando outros presidenciáveis.

"Meu candidato é Jair Messias Bolsonaro, ninguém tem dúvida disso", declarou ele no debate promovido pela TV Vila Real, do Grupo Gazeta de Comunicação, na quinta-feira (29).

Com um discurso bastante aliado ao do presidente Bolsonaro, Gladson Cameli (PP) também conseguiu se reeleger ao governo do Acre, apesar de disputar com Mara Rocha (PL), candidata derrotada do partido do presidente.

Em Roraima, o governador reeleito, Antonio Denarium (PP), ganhou a disputa com a coligação "Roraima Trabalhando e Deus Abençoando", que tem a maior quantidade de partidos na base aliada (além do PP, tem Republicanos, PSD, PSC e União Brasil), e tem como vice o engenheiro Edilson Damião (Republicanos). Denarium é bolsonarista fiel e investe no discurso voltado para o agronegócio.

Bolsonaro ainda conseguiu eleger aliados no Distrito Federal, Amapá, Rio de Janeiro e Tocantins.