Topo

Bombeiro gato da tragédia de Brumadinho (MG) é eleito deputado federal

Tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Reprodução/Instagram
Tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 23h09

Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato Pedro Aihara (Patriota-MG), porta-voz e tenente do Corpo de Bombeiros que trabalhou na tragédia de Brumadinho (MG), foi eleito hoje a deputado federal por Minas Gerais com 89.402 votos. Ficou à frente de caciques tradicionais, como Aécio Neves (PSDB), que teve pouco mais de 85 mil votos. Nas redes sociais ele ganhou fama como bombeiro gato.

Ao UOL, por telefone, Aihara comemorou a notícia de sua eleição como parlamentar e citou a dificuldade que teve ao longo da campanha.

Eu estou feliz e, ao mesmo tempo, sentindo uma humildade, uma responsabilidade gigantesca. Quando aceitei esse desafio nem foi por poder ou dinheiro. Eu saio muito leve, porque é uma campanha muito difícil, difícil de se competir com caciques da política. Pedro Aihara

Por força de seu trabalho como porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o tenente Pedro Aihara se tornou em 2019 um dos rostos mais visíveis durante os trabalhos de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, considerado um dos maiores desastres ambientais no Brasil, que deixou 272 mortos.

"Eu acho que a forma como a gente fez a campanha [ajudou na eleição], porque infelizmente, em decorrência de uma tragédia e, eu falo com todo o respeito, a cada uma das 272 vítimas... Inclusive, eu só aceitei fazer a candidatura depois que eu conversei com os familiares das vítimas, que são muito importante pra mim. Saio de Brumadinho como deputado federal mais votado da cidade, o que refuta o discurso de oportunismo", afirmou Aihara, que teve 4.780 votos —ou 21,1% do total— apenas em Brumadinho.

Aihara disse ainda que, agora como deputado federal, pretende levar a Brasília discussões relacionadas a tragédias como a que viveu de perto no interior de Minas.

Com certeza. Essa é uma das nossas bandeiras. Conseguir avançar com a tipificação penal do crime de ecocídio fazer algumas mudanças importantes na nossa política nacional de barragens, até um pacto nacional de defesa civil para tornar os municípios mais resilientes, não só em relação a esses aspectos da natureza, mas como enchentes, inundações e secas. Deputado federal Pedro Aihara