Topo

Joice Hasselmann perde 1 milhão de votos em 2022 e não se reelege deputada

Deputada Joice Hasselmann - Divulgação
Deputada Joice Hasselmann Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 00h13

Ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), a candidata Joice Hasselmann (PSDB) perdeu mais de um milhão de votos em quatro anos e não conseguiu se reeleger a deputada federal.

Em 2018, a jornalista teve 1.078.666 votos, se tornando a mulher com a maior votação para o cargo na história do país; agora foram 13.679.

Joice deixou a liderança do governo Bolsonaro no Congresso Nacional em outubro de 2019, em meio a atritos com filhos do presidente. O senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, assumiu a liderança no lugar dela.

Joice Hasselmann e Jair Bolsonaro então romperam relações e um passou a atacar o outro publicamente ainda em 2019. O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PL), também entrou na briga e passou a associá-la à imagem do desenho animado Peppa Pig, nas redes sociais.

O comentário se relaciona à aparência de Joice e pode ser caracterizado como gordofóbico e de violência política de gênero.

Joice também teve atritos públicos com outros colegas de partido, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Em 2020, Joice se tornou candidata à Prefeitura de São Paulo, mas perdeu a eleição, o que levantou boatos sobre o futuro de sua carreira na política. Ao jornal Folha de S.Paulo, Joice negou um encolhimento político e prometia unir a direita para próximos pleitos.

Meu futuro é de reposicionar a direita no Brasil, a direita que Bolsonaro primeiro juntou em torno do projeto de tirar o PT do poder e depois ele explodiu. Eu não sou de se matar com a unha, então o céu é o limite. Joice Hasselmann