Joice Hasselmann perde 1 milhão de votos em 2022 e não se reelege deputada
Ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), a candidata Joice Hasselmann (PSDB) perdeu mais de um milhão de votos em quatro anos e não conseguiu se reeleger a deputada federal.
Em 2018, a jornalista teve 1.078.666 votos, se tornando a mulher com a maior votação para o cargo na história do país; agora foram 13.679.
Joice deixou a liderança do governo Bolsonaro no Congresso Nacional em outubro de 2019, em meio a atritos com filhos do presidente. O senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, assumiu a liderança no lugar dela.
Joice Hasselmann e Jair Bolsonaro então romperam relações e um passou a atacar o outro publicamente ainda em 2019. O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PL), também entrou na briga e passou a associá-la à imagem do desenho animado Peppa Pig, nas redes sociais.
O comentário se relaciona à aparência de Joice e pode ser caracterizado como gordofóbico e de violência política de gênero.
Joice também teve atritos públicos com outros colegas de partido, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
Em 2020, Joice se tornou candidata à Prefeitura de São Paulo, mas perdeu a eleição, o que levantou boatos sobre o futuro de sua carreira na política. Ao jornal Folha de S.Paulo, Joice negou um encolhimento político e prometia unir a direita para próximos pleitos.
Meu futuro é de reposicionar a direita no Brasil, a direita que Bolsonaro primeiro juntou em torno do projeto de tirar o PT do poder e depois ele explodiu. Eu não sou de se matar com a unha, então o céu é o limite. Joice Hasselmann
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.