Topo

Após ameaças, Duda Salabert vota de colete à prova de balas em Minas Gerais

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 17h14Atualizada em 02/10/2022 20h34

A vereadora de Belo Horizonte e candidata a deputada federal Duda Salabert (PDT) foi votar vestindo um colete à prova de balas neste domingo. A medida atendeu à exigência das forças de segurança que fazem sua escolta, tendo em vista as ameaças sofridas por ela nos últimos dias.

A candidata votou no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.

De acordo com a assessoria da vereadora, ao todo, foram nove ameaças ao longo da campanha, sendo a última delas na sexta-feira (30). A última denúncia, de dois dias antes da eleição, é de um site criado com descrições de formas que queriam matá-la.

Em 2020, Duda foi a vereadora mais votada em Belo Horizonte, com mais de 37 mil votos. Ela foi a primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal da capital mineira.

Em agosto, Duda relatou ter recebido uma carta de teor nazista e transfóbico em seu gabinete. Contendo diversas ameaças e insultos a personalidades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, a carta afirma "Vocês tem é que morrerem [sic]".

Ao UOL, a política afirmou que ia denunciar a carta à polícia.

"Você 'Duda' é um perigo para a sociedade. Você tem que ser isolado (sic) o mais rápido possível. De preferência em um campo de concentração cheio de porcarias igual a você", diz a carta.

A seção do documento que é endereçada diretamente a Salabert é repleta de transfobia, utilizando os pronomes errados, e potencializa o estigma contra pessoas LGBTQIA+ em relação à varíola dos macacos.

Em cima de uma matéria conectando a doença a homens gays e bissexuais, o autor escreveu que a vereadora deveria ser "isolada" em um campo de concentração.

Ex-ministra e candidata a deputada federal por São Paulo, Marina Silva (Rede) prestou solidariedade a Duda. No Twitter, Marina disse que é uma "luta de resistência e existência" e desejou que Duda seja eleita.

"Que sua luta se multiplique e ganhe cada vez mais força", escreveu.