Topo

Marido de Raquel Lyra, candidata ao governo de PE, morre no dia da eleição

Do UOL, em São Paulo e em Maceió

02/10/2022 09h28Atualizada em 02/10/2022 19h56

O empresário Fernando Lucena, marido da candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), morreu na manhã de hoje no apartamento da família, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru.

A informação foi confirmada em nota de pesar divulgada pela campanha da candidata nas redes sociais. Segundo a família de Raquel Lyra, Lucena morreu após um "mal súbito". O casal, junto há 29 anos, tem dois filhos.

Inicialmente, a candidata havia decidido não votar hoje — a votação dela estava marcada para as 8h45 no colégio Diocesano, em Caruaru. Porém, a assessoria confirmou ao UOL que Raquel votou em outro horário e depois prosseguiu para o sepultamento do marido. O velório de Lucena vai das 13h30 até as 17h30, quando o corpo será enterrado no cemitério Parque dos Arcos.

O ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel, publicou nota dizendo a família está em "profunda dor" e agradeceu as manifestações de solidariedade que vêm recebendo e conta "com a compreensão de todos neste momento tão difícil".

A primeira colocada nas pesquisas para o governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), afirmou que está "consternada" com o acontecimento "trágico e inesperado". "Que a fé em Deus e o amor verdadeiro possam ampará-los, a Raquel, João, Fernando e toda a família, neste momento de tanta dor e dar as forças que precisam para enfrentá-lo. Meus sinceros sentimentos", disse, em nota de pesar.

Empatado com Lyra nas pesquisas, o candidato Miguel Coelho (União Brasil) considerou a notícia "devastadora". "Nesse momento difícil, prestamos solidariedade a sua família", afirmou.

O candidato Danilo Cabral (PSB), em quarto lugar nas pesquisas para o governo, também usou as redes sociais para se solidarizar com a colega. "Em nome da minha família, desejo força para atravessar este momento de profunda tristeza. Nada é superior ao conforto da fé", declarou.

A candidata à vice de Raquel, Priscila Krause (Cidadania), publicou uma nota de solidariedade e informou que ela assumiu a coordenação de campanha.

Entre os presidenciáveis, a candidata Simone Tebet (MDB) prestou solidariedade a Lyra. "Certamente palavras não são suficientes para consolar neste momento", disse. O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), disse estar "impactado com a triste notícia" e prestou solidariedade à colega de partido, que já foi prefeita do município do agreste pernambucano. "Rogamos a Deus para que possa confortar familiares e amigos nesse momento de imensa dor", afirmou em nota nas redes sociais.

Colega de partido de Raquel e candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) também lamentou a morte, assim como o senador Humberto Costa (PT); o candidato a deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e a candidata ao senado Teresa Leitão (PT). Os candidatos ao Senado André de Paula (PSD) e Teresa Leitão (PT), também se manifestaram nas redes sociais.

Segundo a pesquisa Ipec divulgada na tarde de ontem, Lyra está empatada em segundo lugar nas pesquisas para o governo, com 17% das intenções de voto, ao lado do candidato Miguel Coelho (União Brasil) e atrás de Marília Arraes (Solidariedade), que tem 38% das intenções de votos válidos.