Topo

Vídeo mostra reação de eleitores após PMs serem baleados em escola de SP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 15h08

Um vídeo ao qual o UOL teve acesso mostra a reação de desespero de eleitores após dois policiais militares serem baleados ontem durante a votação em frente à Escola Estadual Deputado Aurélio Campos, na Cidade Dutra, zona sul de São Paulo.

Após os disparos, há correria de mais de 20 pessoas que estavam no pátio da instituição de ensino, próximo ao portão. Entre elas, havia uma criança, que tinha acabado de entrar no local ao lado do pai. Assustada, uma idosa cai no chão e se arrasta para se proteger atrás de um banco de cimento. As imagens do circuito interno foram encaminhadas à Polícia Militar.

Policial ferida entra mancando em escola após tiros. O vídeo, registrado às 13h16 de ontem, mostra o momento em que uma policial militar busca refúgio dentro da escola após ser atingida, mancando. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), ela foi baleada no abdômen e na mão.

Um segundo vídeo, desta vez feito por moradores, mostra o outro policial ferido por tiros na cabeça e ombro caído no chão. Os agentes feridos foram levados de helicóptero ao Hospital de Clínicas, na região central de São Paulo, onde foram submetidos a cirurgia. Ainda de acordo com a SSP, o estado de saúde deles é considerado crítico.

Apesar dos tiros e dos policiais feridos, a escola continuou aberta para garantir a votação dos eleitores. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.

Momentos de terror. Um eleitor, que estava na escola no momento dos tiros, narrou momentos de terror vividos por quem estava ali. Ele conversou com a reportagem sob a condição de anonimato, para evitar represálias.

"Ouvi vários disparos. A gente achou até que era um ataque. Aí, tentamos até bloquear a entrada. Quando saí, vi os policiais baleados, perto do portão", contou.

Suspeito foi preso O caso está sendo investigado pela DHPP (Delegacia de Homicídios de de Proteção à Pessoa). Um suspeito de 21 anos foi preso ontem e indiciado após confessar participação na tentativa de assassinato dos dois policiais militares, segundo a polícia. Ele se feriu sem gravidade na ação da Polícia Militar que terminou com a sua prisão.

Um adolescente também foi detido, mas acabou sendo liberado por falta de provas. Na ação, uma arma foi apreendida.