Nas redes, bolsonaristas fazem campanha para boicotar pesquisas eleitorais
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, estão promovendo uma campanha nas redes sociais para que eleitores dele boicotem as pesquisas de intenção de votos, após as diferenças registradas entre as sondagens divulgadas na véspera do pleito e o resultado das urnas.
A discrepância reforçou a tese bolsonarista de que os levantamentos foram manipulados, mas cientistas políticos consultados pelo UOL isentaram os institutos de má intenção e apontaram, entre outros fatores, justamente o boicote do eleitorado conservador às pesquisas como uma das explicações para a diferença.
Ministros a favor. O movimento de boicote foi endossado pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e das Comunicações, Fábio Faria (PP). Os dois pregaram um boicote aos levantamentos porque o desempenho de Bolsonaro não foi previsto pelas sondagens, com algumas indicando a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar no primeiro turno.
"Depois do escândalo que cometeram, todos os eleitores do presidente Bolsonaro só tem uma resposta às empresas de pesquisa: Não responder a nenhuma delas até o fim da eleição", escreveu Nogueira no domingo, antes de a apuração dos votos terminar.
"Assim, ficará desde o início provado que qualquer resultado é fraudulento! Elas erraram absurdamente, criminosamente ou não? Somente uma investigação profunda poderá revelar", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.