Topo

PA: Arquidiocese diz não ter feito convite a Bolsonaro para Círio de Nazaré

Jair Bolsonaro - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Jair Bolsonaro Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 23h19

A Arquidiocese de Belém (PA) informou em nota, na noite de hoje, que não fez convite ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, para a participação no Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas e populares do Brasil, e diz não permitir o uso do evento para fins políticos.

Bolsonaro confirmou durante transmissão nas redes sociais que participará neste sábado (8) da procissão, na romaria fluvial, quando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada numa embarcação da Marinha e levada de um distrito até o centro da capital paraense, seguida de jet skis e embarcações com capacidade para até 700 pessoas. A festa deve reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas neste fim de semana.

O presidente chegou à Base Aérea de Belém no começo da noite desta sexta-feira (7).

Em nota, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, disse que o "Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém" e que tomou conhecimento da presença do presidente Jair Bolsonaro.

Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade, seja ao nível municipal, estadual ou federal. Entretanto, reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação. Trecho do comunicado da Arquidiocese

"Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio", acrescenta.

O Pará foi um dos estados onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou na votação presidencial no primeiro turno: o petista registrou 52,22% enquanto o seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro, teve 40,27%. (Para ver a apuração completa, clique aqui)

Bolsonaro em Belém

Durante a sua live semanal, realizada na noite de hoje, Bolsonaro confirmou que participará da romaria católica neste sábado.

Estamos aqui em Belém do Pará. Amanhã tem um evento religioso. Eu já participei do Círio de Nazaré quando era deputado. Amanhã participarei na parte fluvial. Nós vamos participar como cidadãos. No caso, eu sou católico e a minha esposa, evangélica. Não tem problema nenhum. Cada um tem a sua fé. Somos cristãos. Jair Bolsonaro

Nota da arquidiocese na íntegra

O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade, seja ao nível municipal, estadual ou federal. Entretanto, reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação.

Comunicamos ainda que cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio.

Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.

Desejamos a todos os participantes um Feliz Círio a ser celebrado em clima de paz e serenidade."