Topo

Zema: Eleitor não vota com razão; concordo 70% com Bolsonaro, 20% com Lula

Colaboração para o UOL

07/10/2022 09h07

Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de Minas Gerais no 1º turno e declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da eleição presidencial. Mas muitos eleitores de Zema votaram em Lula (PT) no 1º turno. De acordo com o governador, que participou do UOL News hoje, isso acontece porque o eleitor não vota com a razão, mas com emoção e por identificação.

Lula tem identificação com algumas regiões do Brasil, que é a origem dele. E isso, de certa maneira, gera simpatia de parte do eleitorado. Eu sou do interior e tive votação muito superior à da capital, ganhei com mais folga, talvez pelo meu sotaque, pela maneira de falar. O eleitor acaba indo ao encontro de questões de identificação. O eleitor não é um animal racional que coloca tudo em uma planilha.
Romeu Zema, governador de MG

De acordo com Zema, muitos eleitores lembram que tiveram uma vida melhor durante o governo do PT.

"O eleitor não vai planilhar salário e inflação. Vai ver 'minha vida melhorou ou piorou?'. E temos que lembrar o que aconteceu no governo do PT no nível federal. Ele colheu frutos de commodities", afirmou Zema.

Na sequência, destacou que os mineiros fazem uma associação sobre o governo do PT que, na visão dele, é errada.

"Muitas pessoas associam erroneamente o Lula a um período de prosperidade. Mas aquela prosperidade foi fictícia, como um atleta que usa anabolizante. No primeiro momento é só maravilhas, depois tem problemas renais, cardíacos e hepáticos."

Questionado como pretende virar votos em Lula para Bolsonaro, o governador também criticou a gestão do PT em Minas Gerais, sob comando de Fernando Pimentel, entre 2015 e 2018. "É só lembrar ao mineiro sobre isso que com certeza ele vai pensar bem em quem votar".

Romeu Zema ainda destacou que tem diferenças em comparação com Bolsonaro, mas resolveu apoiá-lo porque a identificação é maior do que com o PT.

Talvez a minha pauta e do governo Bolsonaro sejam convergentes em 70%. Agora com o PT é só em 20%. Então tenho que tomar partido, e meu partido é o presidente Bolsonaro. Aqui temos muitas diferenças em relação ao governo federal e teríamos mais se fosse governo do PT.

Zema: Governo Bolsonaro combate corrupção, mas não tenho acompanhado detalhes

Zema afirmou que, no governo dele, faz esforço total para combater corrupção e disse que vê isso no governo Bolsonaro. Mas não soube apontar detalhes sobre denúncias de corrupção recentes, como no Ministério da Educação e na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

"Não tenho acompanhado detalhes desses casos, mas se eu estivesse no lugar do presidente o rigor seria total."

Josias vê contrassenso de Zema sobre corrupção

O colunista do UOL Josias de Souza analisou as respostas de Zema sobre corrupção. "É um contrassenso. No governo federal efetivamente não há a mesma preocupação com corrupção. E aí você vê conversões em pleno voo, como também o ex-juiz Sergio Moro, que sai brigado do governo, acusa Bolsonaro de interferir na PF para evitar denúncias contra familiares e agora está apoiando Bolsonaro como se nada tivesse sido descoberto."

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja UOL News na íntegra: