Topo

Ex-Record e ex-Globo: quem são apresentadoras de Lula e Bolsonaro na TV

Carla Cecato (à esq.) e Thalma de Freitas (à dir.) são as apresentadoras dos programas de Bolsonaro e Lula na TV e no rádio - Reprodução
Carla Cecato (à esq.) e Thalma de Freitas (à dir.) são as apresentadoras dos programas de Bolsonaro e Lula na TV e no rádio Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

10/10/2022 04h00Atualizada em 10/10/2022 18h53

A campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) exibiu pela primeira vez na sexta-feira (7) o horário eleitoral gravado com a participação da jornalista Carla Cecato, que foi âncora na Record TV e atualmente está na rádio Jovem Pan. Ela foi contratada para apresentar as inserções de TV e rádio do presidente e candidato à reeleição.

Do outro lado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou a atriz, cantora e compositora Thalma de Freitas, que tem no currículo várias novelas da TV Globo, como "Laços de Família" (2000) e "O Clone" (2001). Ela tem atuado como apresentadora do programa do petista desde o primeiro turno.

Afastamento por causa da campanha. Segundo informações do site Notícias da TV, parceiro do UOL, Carla foi afastada temporariamente da Jovem Pan em função da recente adesão à campanha de Bolsonaro. Ela ficará fora do ar até o final de outubro, quando deve voltar ao comando do programa diário "Linha de Frente".

A propaganda apresentada pela jornalista foi ao ar na semana passada. "O povo brasileiro deu o recado e elegeu a grande maioria de deputados e senadores que apoiam o presidente Bolsonaro. Por isso, pense bem, se você quer um governo de paz e harmonia para o Brasil, precisamos de um presidente que trabalhe junto com os representantes que você escolheu", diz ela, em trecho da propaganda gratuita.

Na sequência, a peça publicitária mostra o próprio Bolsonaro, que defende o mesmo argumento de que a maioria escolheu um Congresso alinhado com as perspectivas políticas e ideológicas do atual governo.

Vaivém. Antes de se juntar a Bolsonaro na campanha, Carla chegou a pedir demissão da Jovem Pan. Ela estava insatisfeita com divergências em seu vínculo com a empresa, segundo o Notícias da TV. Posteriormente, as partes conversaram e chegaram a um acordo para que ela permanecesse no comando do programa "Linha de Frente".

Em três meses de Jovem Pan, a atuação da jornalista ficou marcada por críticas ao também apresentador William Bonner, da TV Globo, a e defesa a Bolsonaro.

carla - 14.mai.2021 - Reprodução/Instagram - 14.mai.2021 - Reprodução/Instagram
Carla Cecato foi apresentadora do telejornal 'Fala, Brasil', da Record
Imagem: 14.mai.2021 - Reprodução/Instagram

Quem é Carla Cecato? Carioca, ela nasceu em 15 de junho de 1978 e cursou teatro antes de iniciar a carreira na televisão. Formou-se em jornalismo pela Facha (Faculdades Integradas Helio Alonso). A estreia na TV foi como atriz, em 1995. Ela interpretou a personagem Raquel na novela "Malhação" (TV Globo).

No ano seguinte, Carla Cecato seguiu atuando como atriz nas famosas pegadinhas do "Domingão do Faustão".

Na reta final do curso de jornalismo, Carla Cecato foi contratada pelo SporTV (TV Globo), em 1998, para trabalhar na produção dos programas "Feel Good" e, posteriormente, "SporTV News".

Em 2004, a jornalista decidiu deixar a emissora global para embarcar na proposta do grupo Bandeirantes para atuar como repórter do "BandNews RJ", "BandNews TV" e "Jornal do Rio".

Em 2005, Carla trocou a Band pela Record. Ela ficou na emissora do bispo Edir Macedo (Igreja Universal) por 16 anos. O vínculo foi encerrado no ano passado.

'Conheça Bolsonaro'. Já Thalma estreou como apresentadora do horário eleitoral gratuito de Lula em 21 de setembro. Ela foi escalada para guiar a peça intitulada "Conheça Bolsonaro", que relembra declarações mentirosas e/ou polêmicas do postulante à reeleição em temas como mulheres, população LGBTQIA+, vítimas da pandemia do coronavírus, entre outros.

Em um dos programas que foi ao ar, a atriz cita a reportagem do UOL que revelou que a família Bolsonaro comprou 51 imóveis com dinheiro vivo ao longo das últimas três décadas.

Thalma também foi a apresentadora de um grande ato de campanha realizado em apoio a Lula pouco antes do primeiro turno, em um auditório fechado do Anhembi, em São Paulo. O evento ocorreu em 26 de setembro.

thalma - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Thalma de Freitas participa de propagandas de Lula no horário eleitoral
Imagem: Reprodução/Instagram

Ataques gordofóbicos. No fim de setembro, Thalma se expôs publicamente para rebater ataques gordofóbicos que foram feitos contra ela na internet.

Um perfil chamado Liberdade Direita LDR, de apoio a Bolsonaro, fez um post comparando a aparência física de Thalma anos atrás, mais magra, com a atual, com o ganho de peso, com a fome no Brasil. "A apresentadora do Programa do Lula diz que a fome aumentou no Brasil. Governo Lula / Governo Bolsonaro", dizia o tuíte.

Na publicação, há duas fotos da atriz para mostrar o antes e depois, como uma possível justificativa para desmerecer o argumento de que a fome no país aumentou na atual gestão. O post, posteriormente deletado pelo LDR, foi compartilhado pelo comentarista Rodrigo Constantino. Em sua publicação, ele usou emojis de riso para debochar de Thalma.

A atriz então retrucou o comentário e disse: "Eu achei muito engraçado, inclusive porque engordei nos Estados Unidos e não no Brasil do Bozo", escreveu Thalma. "Essas fotos têm 10 anos e 10 quilos de diferença, eu não tenho vergonha nenhuma de envelhecer e ficar cada vez mais parecida com a minha mãe que é linda!", acrescentou ela.

Quem é Thalma de Freitas? Thalma também nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de maio de 1974. Atriz, ela ganhou notoriedade na televisão depois de interpretar a personagem Zilda na novela "Laços de Família" (2000). A estreia ocorreu quatro anos antes, em 1996, quando integrou o elenco da novela "Vira Lata", da TV Globo.

Em 26 anos de carreira, Thalma participou de mais de dez novelas, além de filmes, seriados, folhetins e programas musicais. Ela também é cantora e compositora, e tem quatro álbuns em sua discografia.

Em 2020, ela foi indicada ao Grammy na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino pelo álbum "Sorte!", que foi concebido em parceria com o músico americano John Finbury.