Topo

Após erros de mesários causarem confusões, TSE reforça treinamento

Na foto, caderno de votação e terminal do mesário da urna eletrônica - Fernando Frazão/Agência Brasil
Na foto, caderno de votação e terminal do mesário da urna eletrônica Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

11/10/2022 12h54

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou ontem (10), que vai reforçar o treinamento de mesários para o segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Como UOL mostrou, os vídeos gravados nos locais de votação em que eleitores denunciavam supostas fraudes porque constava que alguém havia votado no lugar deles aconteceram por erros humanos de mesários ou de eleitores.

Fake news. As confusões de eleitores que assinaram no campo errado do caderno de votação ou mesários que digitaram o título de eleitor da pessoa errada geraram desinformação com a falsa alegação de fraude eleitoral que circularam no dia do primeiro turno, 2 de outubro. Os vídeos começaram a ser compartilhados nas redes antes que as situações pudessem ser esclarecidas pela Justiça Eleitoral.

"Equívocos pontuais". Houve registros de casos em que o eleitor foi impedido de votar porque seu título já havia sido habilitado de forma equivocada na urna. Nestas situações, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) emitem para o eleitor prejudicado uma declaração de comparecimento sem voto, que deve ser assinada. Em resposta ao UOL, o TSE disse que não possui dados sobre a quantidade de declarações desse tipo que foram emitidas no primeiro turno.

"Os equívocos são muito pontuais, especialmente considerando o universo de 156 milhões de eleitoras e eleitores. Para minimizar a ocorrência de erros durante a identificação do eleitorado, o treinamento dado aos mesários será reforçado para o segundo turno das Eleições Gerais de 2022", justifica a Corte.

Treinamento para o segundo turno

Desde ontem (10), está disponível na plataforma de cursos online do TSE o treinamento para os mesários no segundo turno. O conteúdo pode ser consultado até o dia 27 de outubro às 18h (horário de Brasília) pelo site, e até o dia 29 de outubro pelo aplicativo Mesários, disponível no Google Play e App Store.

O segundo turno das Eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro.

Detalhes no teinamento. O conteúdo é dividido em módulos e utiliza imagens ilustrativas, cartilhas e outros materiais de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também está disponível um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

De acordo com a Justiça Eleitoral, no aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

Segundo o TSE, 1.852.959 mesários atuaram no primeiro turno da eleição, registrando o menor índice de ausência de todas os pleitos, apenas 1,1%.