Ipec PE: Raquel Lyra lidera segundo turno, com 54%; Marília tem 46%
Pesquisa Ipec realizada com entrevista nos domicílios para a corrida do governo de Pernambuco, contratada pela TV Globo Nordeste e divulgada hoje, aponta Raquel Lyra (PSDB-PE) liderando a disputa. A ex-prefeita de Caruaru (PE) aparece em primeiro, com 54% das intenções de votos válidos, à frente de Marília Arraes, que tem 46%.
Este é o primeiro levantamento feito pelo Ipec na disputa do segundo turno ao Palácio do Campo das Princesas, sede oficial do governo do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na semana passada, Marília desbancou Raquel e recebeu apoio oficial do PT (Partido dos Trabalhadores), sigla do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva —o petista também foi procurado e conversou com o ex-governador de Pernambuco João Lyra, pai de Raquel, para tentar um acordo que favorecesse sua filha.
No primeiro turno, Lula apoiou o candidato Danilo Cabral para cumprir o acordo assumido com o PSB ao nível nacional, o que provocou a saída de Marília Arraes do Partido dos Trabalhadores, e a consequente ida para o Solidariedade, onde encontrou espaço para sua candidatura. Mesmo assim, ela sempre vinculou seu nome ao do ex-presidente e contou com o apoio de parte da militância petista no estado, que rejeitou Cabral.
O levantamento ouviu pessoalmente 2 mil eleitores entre os dias 9 e 11 de outubro em 75 cidades pernambucanas. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04635/2022 e custou R$ 167.960,00.
Votos válidos (estimulado)
- Raquel Lyra (PSDB): 54%
- Marília Arraes (Solidariedade): 46%
Votos totais (estimulado)
- Raquel Lyra (PSDB): 50%
- Marília Arraes (Solidariedade): 42%
- Brancos e nulos: 4%
- Não soube/não respondeu: 3%
Sobre o instituto
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.