Topo

Pablo Marçal vai assumir vaga na Câmara após TRE-SP retotalizar votos

Coach Pablo Marçal (Pros) ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) - Reprodução/Twitter/@pablomarcal
Coach Pablo Marçal (Pros) ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Reprodução/Twitter/@pablomarcal

Do UOL, em São Paulo

14/10/2022 21h52Atualizada em 15/10/2022 18h00

O ex-candidato à presidência da República, coach e empresário, Pablo Marçal (Pros) vai poder assumir a vaga na Câmara dos Deputados após o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) retotalizar os resultados do primeiro turno das Eleições 2022. A medida considera as alterações de julgamento dos candidatos ocorridas até ontem. Marçal aguardava o julgamento da sua candidatura à Câmara à Justiça Eleitoral.

Paulo Teixeira (PT) deixou de ser "eleito" e passou para a condição de 1º suplente. Marçal recebeu 243.037 votos na candidatura a deputado federal por São Paulo, enquanto Teixeira obteve 122.800 votos do eleitorado do estado para o mesmo cargo. Na noite desta sexta-feira (14), a classificação de "eleito" do coach já constava no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral barrou, no dia 6 de setembro, a candidatura do coach à Presidência, em meio às disputas internas do Pros que levaram a sucessivas reviravoltas na Justiça. Após a decisão da Corte Eleitoral, o coach decidiu apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ontem, ele chegou a aparecer na live do presidente — para quem vem fazendo campanha.

No dia 30 de setembro, a candidatura de Marçal foi indeferida por um juiz do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por falta de documentos, porém, o candidato entrou com o recurso contra a decisão e pôde concorrer "sub judice", ou seja, aguardando a decisão final no recurso.

Como não é possível saber se a sentença seria ou não favorável, a lei permite que o candidato nessa condição participe efetivamente do processo eleitoral, como foi o caso do coach. Porém, a votação de Marçal, na ocasião do 1º turno, não foi considerada para a definição dos eleitos.

No dia 6 de outubro, o TRE-SP já havia deferido a candidatura após embargo de declaração apresentado pela defesa do candidato. Com retotalização, os votos foram validados e abriu uma vaga para o Pros, permitindo que o coach fosse oficialmente eleito.

"A retotalização não altera o resultado das eleições majoritárias. O resultado será homologado pelo plenário do TRE-SP na próxima sessão de julgamento na segunda-feira (17)", afirmou nota do TRE-SP.

Teixeira diz que Marçal concorreu em condição "irregular"

No sábado (15), Paulo Teixeira se pronunciou sobre a decisão no Instagram e afirmou que o coach concorreu em condição "irregular". O petista também disse acreditar que o "Poder Judiciário logo corrigirá essa decisão" e poderá "honrar o mandato popular conferido pelo povo de SP" a ele.

"Fui eleito por 122.800 votos do povo de São Paulo como deputado federal pelo PT, tendo assim considerado o TRE-SP. Porém, um candidato que concorreu, em condição absolutamente irregular, teve, na última hora, sua candidatura deferida, alterando, provisoriamente, o quadro. A decisão é provisória e pende de solução definitiva pela Justiça Eleitoral, a quem cabe zelar para integridade do pleito", afirmou Teixeira.