Marcus Pestana declara voto em Lula: 'O momento não permite omissões'
O ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB), que também foi candidato ao governo de Minas Gerais, declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.
Em um texto assinado pelo próprio tucano, ao qual UOL teve acesso, Pestana afirmou que tanto o petista quanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, cometeram o que ele considera serem erros. Na avaliação dele, porém, "o momento não permite omissões".
Para Pestana, Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa do ex-presidente, "saberão liderar o grande diálogo nacional para pacificar o país, unir forças e gerar o ambiente necessário para a retomada do desenvolvimento inclusivo e sustentável".
Lula e Bolsonaro foram para o segundo turno na corrida ao Palácio do Planalto. O ex-presidente ficou com 57.259.504 votos (48,43%), enquanto seu adversário registrou 51.072.345 (43,2%). A diferença entre os dois foi de pouco mais de 6 milhões de votos.
O populismo autoritário, as ameaças de retrocesso político e institucional, a ausência de políticas públicas essenciais e o falso liberalismo bastardo não oferecem a perspectiva que o Brasil precisa e merece." Ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG)
Já no fim da nota, o tucano diz esperar que Lula e o PT "consigam fazer a leitura correta do quadro político e social de 2022, realizar uma saudável autocrítica sobre os erros do passado e superar o seu tradicional exclusivismo político".
De acordo com os resultados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Pestana terminou a disputa pelo governo de Minas Gerais em quarto lugar, com 60.637 votos (0,56%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.