Topo

Big Data em AL: Dantas lidera, com 57% dos votos válidos; Cunha tem 43%

Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) disputam o segundo turno em Alagoas - Divulgação/Arte UOL
Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) disputam o segundo turno em Alagoas Imagem: Divulgação/Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 14h37

Pesquisa do Instituto Real Time Big Data realizada por telefone, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta que o governador afastado de Alagoas Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa para o segundo turno no estado, com 57% das intenções de votos válidos. O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) tem 43%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

Em votos totais, Dantas fica com 46%, enquanto Cunha tem 35%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, o governador afastado terminou à frente, com 46,64% (708.984) dos votos, e o candidato do União Brasil com 26,79% (407.220) dos votos válidos.

A pesquisa demonstra que a intenção de voto em Dantas não foi afetada pelo seu afastamento do governo local. Ele oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro. Aliado do senador Renan Calheiros (MDB) e apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o emedebista foi apontado pela Polícia Federal como principal beneficiário e "autor intelectual" de suposto esquema de desvio de verba pública por meio de "rachadinha", prática em que servidores, muitas vezes fantasmas, repassam parte de seus salários. Ele nega as acusações.

Na última quinta-feira (13), o STJ manteve Dantas fora do cargo, mas reduziu o período de afastamento para até o dia 31 de dezembro deste ano, quando seu mandato acabaria.

A pesquisa realizou mil entrevistas face a face entre os dias 15 e 17 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número AL-06212/2022 e custou R$ 20 mil.

Veja os cenários:

Votos válidos

  • Paulo Dantas (MDB): 57%
  • Rodrigo Cunha (União Brasil): 43%

Votos totais

  • Paulo Dantas (MDB): 46%
  • Rodrigo Cunha (União Brasil): 35%
  • Nulo/Branco: 8%
  • Não sabe/Não respondeu: 11%

Sobre o instituto

O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018 com financiamento principal da TV Record.