Topo

NYT faz reportagem sobre Moraes e o classifica como combatente de fake news

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE - Antonio Augusto/Secom/TSE
Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Imagem: Antonio Augusto/Secom/TSE

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 19h28Atualizada em 21/10/2022 19h28

O jornal estadunidense "The New York Times" publicou hoje um reportagem em que aborda a atual situação do combate às fake news no Brasil. Na publicação, o periódico considerou como "uma das ações mais agressivas tomadas por qualquer país para combater informações falsas" a decisão aprovada ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de agir por contra própria contra fake news, retirando conteúdos online, mesmo sem provocação pelo Ministério Público ou por advogados.

O texto é assinado por Jack Nicas, jornalista que cobre o Brasil e outros países sulamericanos. Ele afirma o ineditismo da ação fará com "que uma única pessoa decida o que pode ser dito online", se referindo ao presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, e considera como um caso teste de um crescente debate global sobre os limites para combater as fake news.

"Ele tem sido talvez o controle mais eficaz do país sobre [o presidente Jair] Bolsonaro, que há anos ataca a imprensa, os tribunais e os sistemas eleitorais do país. Mas, no processo, Moraes levantou preocupações de que seus esforços para proteger a democracia do país a tenham desgastado", diz um trecho do texto.

A matéria também contextualiza o momento eleitoral brasileiro, colocando o segundo turno das eleições como de alto risco e a mais importante do país em décadas, estando a própria democracia em jogo. O jornalista lembra a fala da ministra do STF Cármen Lúcia, de que "o retorno da censura não pode ser permitido sob nenhum argumento no Brasil", mas também cita que houve um aumento da proliferação de desinformação e discursos de ódio.

Entre as principais mentiras que circularam nas eleições e elencadas pelo jornal está a de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planejaria fechar igrejas se eleito, culminando na carta aos evangélicos divulgada ontem pelo petista. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também ataca constantemente as urnas eletrônicas do Brasil, mesmo sem apresentar provas de suas alegações, disse jornal norte-americano.

Segundo o The New York Times, dos dois lados há alegações de que os candidatos seriam satanistas, canibais e pedófilos, sempre com distorções, falas tiradas de contexto ou mesmo montagens e adulterações de áudios e imagens.