Topo

FHC grava vídeo para pedir voto em Lula: 'Nessas eleições, não tem dúvida'

Do UOL, em São Paulo

27/10/2022 10h31Atualizada em 27/10/2022 12h23

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou hoje nas redes sociais um vídeo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pedindo votos para o petista. FHC já havia declarado apoio ao ex-adversário no começo do mês.

"Nessas eleições, não tem dúvida", diz ele no vídeo. "Vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida".

O ex-presidente disputa no próximo domingo (30) o segundo turno das eleições para o Palácio do Planalto. Pesquisa do instituto Quaest divulgada ontem indica o petista seis pontos percentuais à frente do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Petista também recebeu apoio de economistas e estadistas. Lula ainda recebeu após o 1º turno o apoio de economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida. Os quatro atuaram em diferentes instâncias do governo de Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Foi no mandato do tucano que a moeda se consolidou e virou uma das suas principais medidas por controlar a hiperinflação que atingia o bolso dos brasileiros no início dos anos 1990.

Nesta semana, Lula já divulgou também que tem o apoio de outros estadistas, como os primeiros-ministros de Portugal e da Espanha.

Ex-adversários, FHC não citou Lula no 1º turno

Antes do primeiro turno das eleições, FHC publicou uma nota, em citar qualquer candidato, mas defendendo um voto com "compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade", além de elencar outros pontos que julga essenciais para a escolha.

A carta enigmática fez com que alguns interpretassem orientação de voto ao Lula, a ponto do próprio PSDB divulgar uma nota reafirmando que o posicionamento do partido era o de apoiar Simone Tebet (MDB) na corrida ao Planalto.

No começo deste mês, o tucano declarou publicamente que seu candidato era Lula. "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social", escreveu, no Twitter, compartilhando uma foto deles em dois momentos distintos. "Voto em Luiz Inácio Lula da Silva."

Em 1994, Lula e FHC concorreram à Presidência, com o tucano saindo vitorioso.