Topo

Haddad vota em SP, diz confiar em virada, mas pede precaução com pesquisas

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 10h38Atualizada em 30/10/2022 16h53

Candidato do PT ao governo de SP, Fernando Haddad pediu hoje cautela com as pesquisas eleitorais que apontam a redução da diferença entre ele e seu adversário, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

"A julgar pelas pesquisas, que a gente hoje em dia fica com um pouco de precaução, mas a julgar pelas pesquisas, em poucos dias a distância que era de dez caiu para quatro pontos", disse ele à imprensa na manhã de hoje (30) ao votar, em uma escola de Moema, bairro na zona sul de São Paulo.

Zambelli. Aos jornalistas ele também criticou o episódio de ontem envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que apontou uma arma para um homem negro na região dos Jardins.

"Não tem cabimento o que aconteceu ontem, o que aconteceu em Paraisópolis, o que aconteceu com o Roberto Jefferson. São episódios de violência sempre partindo do outro lado, nunca partindo de nós", afirmou ele.

Haddad chegou no local por volta de 10h30 acompanhado de sua esposa, Ana Estela Haddad. Ele foi recebido por apoiadores que seguravam rosas, mas também foi vaiado por eleitores que estavam na escola. Haddad teve apenas 26,74% dos votos na região no primeiro turno — Tarcísio teve 41,82% e Rodrigo Garcia (PSDB), 26,24%.

"Estou muito otimista com a arrancada em SP, a diferença caiu pela metade. Então vamos ganhar a eleição. Estou com a consciência muito tranquila de que fiz uma campanha muito propositiva", declarou.

Haddad saiu do local às 10h45 e passará a tarde em casa, também na zona sul. Por volta das 17h, ele seguirá para o hotel Pestana, no Paraíso, onde acompanhará a apuração eleitoral e fará um pronunciamento à imprensa após o resultado.

Caso eleito, ele afirmou que deve divulgar amanhã (31) a sua equipe de transição de governo. Durante a fala ele estava acompanhado do deputado estadual Emídio de Souza (PT) e do deputado federal eleito Jilmar Tatto (PT).

Batalha musical. Antes da chegada do petista, militantes formaram um círculo e cantaram "Alerta, desperta, ainda cabe sonhar", música também utilizada nas eleições de 2018. No prédio em frente à escola, um vizinho colocou os hinos do Brasil e da Independência. Depois, o grupo de apoiadores cantou o hino do Brasil.

Durante a breve conversa de Haddad com a imprensa, houve um panelaço no prédio em frente. Também ocorreram panelaços no local na votação dele no primeiro turno e em 2018.

Acompanhe no Placar UOL a apuração completa dos votos em tempo real a partir das 17h. Além da disputa presidencial — que vale para todo o país —, também serão mostrados os resultados dos 12 estados em que os eleitores também votarão para governador neste 2º turno.