Topo

Jerônimo fala em 'passar esponja' nos votos em ACM Neto após vitória na BA

Jerônimo Rodrigues (PT) é o novo governador da Bahia e toma posse em 1º de janeiro - Divulgação
Jerônimo Rodrigues (PT) é o novo governador da Bahia e toma posse em 1º de janeiro Imagem: Divulgação

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

30/10/2022 21h26Atualizada em 30/10/2022 21h26

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse, durante coletiva de imprensa realizada após o anúncio de sua vitória na disputa, que é necessário "passar uma esponja" nos votos do seu adversário, ACM Neto (União Brasil), e governar para todos os baianos.

"A partir de hoje, passa-se uma esponja nos votos para garantir que todos os baianos e baianas terão no meu governo a compreensão de que a eleição serve para isso: fazer um debate de projeto na Bahia", disse o ex-secretário de Educação aos jornalistas.

Jerônimo Rodrigues, de 53 anos, foi eleito neste domingo (30) o novo governador da Bahia, consolidando a hegemonia do PT no estado. Até agora, já são 16 anos ininterruptos do partido no poder. Desde 2006, é a quinta eleição seguida que o PT vence na Bahia.

Durante a coletiva de imprensa, o petista também disse que a Bahia não deu um "voto capacho" a Luiz Inácio Lula da Silva, eleito hoje presidente do Brasil.

"A Bahia não teve um voto capacho, refém. A Bahia teve um voto ao Lula de gratidão pela história dele no Brasil como presidente da República, líder político. Acreditamos que Lula vai devolver essa gratidão em forma de trabalho", afirmou Jerônimo.

O governador eleito da Bahia disse que começa já a partir de amanhã as discussões para a transição de governo ao lado do chefe do Executivo estadual, Rui Costa (PT).

ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto parabenizou Jerônimo Rodrigues pela vitória e ressaltou que o governador eleito deve liderar o estado para todos.

"Quero saudar, parabenizar e desejar sorte ao governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Espero que ele tenha a compreensão do que aconteceu hoje nas urnas no nosso estado. A Bahia não pode permanecer dividida, tivemos uma votação que foi quase igual à dele. Espero que ele possa, a partir de amanhã, quando vai planejar seu governo, e, sobretudo, a partir de 1º de janeiro, possa ser um governo de todos, para as pessoas que votaram nele e para os que não votaram nele."

Durante a coletiva de imprensa, Neto também alfinetou o adversário na disputa, cobrando ações na área da Educação. "Que Jerônimo tenha agora como governador uma nova oportunidade. Já que ele não fez como secretário de Educação, que ele faça como governador."