Aloysio Nunes e mãe de Bruno Covas deixam PSDB após Datena sair candidato

O ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes e Renata Covas, mãe do ex-prefeito Bruno Covas, pediram desfiliação do PSDB hoje (13), dia em que a legenda lançou a pré-candidatura de José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.

O que aconteceu

Principal motivo das saídas é a resistência da legenda em apoiar a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à reeleição, segundo fonte do partido. A mãe de Covas, de quem Nunes era vice, e o filho dele, Tomás, já demonstraram apoio ao emedebista. Em maio de 2021, o tucano passou o comando da prefeitura a Nunes para se tratar de um câncer, que o vitimou dias depois.

Renata apresentou documento em Santos (SP). Já Aloysio entregou carta de desfiliação ao diretório municipal da capital. Ele não apresentou as razões para sua saída no documento. Procurados, a mãe de Bruno Covas e o ex-chanceler ainda não retornaram os contatos da reportagem. Ao Estadão, Aloysio Nunes disse que "não há qualquer razão para o PSDB ter candidato próprio em São Paulo". "É até uma questão de decência do PSDB apoiar a reeleição do prefeito (Ricardo Nunes)", sugeriu ele.

Apoio a Nunes rachou o partido em São Paulo. Os tucanos discutem a questão há quase um ano. De um lado, integrantes que participaram da costura da aliança com o atual prefeito em 2020 defendem que a sigla o apoie nas próximas eleições. Do outro, membros dos diretórios nacional e estadual defendem outros caminhos.

Anúncio sobre Datena foi feito na manhã desta quinta em um hotel no centro de São Paulo. Durante o evento, o apresentador, que já desistiu quatro vezes de disputar eleições, afirmou que, dessa vez, vai até o fim.

"Sou amigo e irmão do Aloysio", disse Aécio Neves no anúncio de Datena. Segundo o deputado federal e candidato tucano à presidência em 2014, é preciso respeitar as opções do ex-chanceler. O mineiro lembrou que Aloysio era seu vice na chapa derrotada por Dilma (PT) dez anos atrás.

Tucanos chegaram a discutir possibilidade de apoiar Tabata Amaral (PSB). Inicialmente, o partido indicaria o vice da deputada federal, que também é pré-candidata à prefeitura. Mas a boa performance de Datena em pesquisas internas fez com que o PSDB se decidisse por lançá-lo como cabeça de chapa.

Datena fica na TV até dia 30

Apresentador afirmou que não vê motivos para deixar TV antes do prazo. Segundo Datena, seu único cuidado daqui para frente será o de não comentar mais assuntos ligados à política em seu programa policial diário. Para ele, manter esses comentários seria "injusto" com os demais pré-candidatos.

Continua após a publicidade

"Um dia de cada vez", disse presidente do PSDB sobre vice de Datena. Questionado sobre o tema, Marconi Perillo defendeu que o partido tenha calma na escolha e no anúncio do companheiro de chapa do apresentador nas eleições.

Última pesquisa do Datafolha indicou que Datena tem 8% das intenções de voto. Ele está empatado com Tabata e atrás de Nunes (23%) e do deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL (24%). Como levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, Nunes e Boulos estão tecnicamente empatados na liderança.

Deixe seu comentário

Só para assinantes