Sob ameaça de protesto de ala do PSDB, Datena diz que vai à convenção

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) afirmou ao UOL que participará da convenção do partido marcada para amanhã (27). A ala de tucanos contrária à candidatura do jornalista tem preparado protestos para o evento.

O que aconteceu

"Estarei lá", disse o apresentador após sua candidatura ser homologada pela federação nacional PSDB-Cidadania. A decisão ocorreu após o ex-presidente municipal do partido Fernando Alfredo lançar pré-candidatura. Em requerimento, ele pediu o adiamento da convenção.

Datena afirmou que sua "preocupação é com o povo". O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB diz que "o cidadão", em referência a Alfredo, quer atrapalhar a união do partido. "Acima de qualquer vaidade pessoal, o maior ator de quadro eleitoral não é um partido, nem o candidato, é o povo", afirmou.

A federação nacional se apoiou em um artigo do estatuto para homologar a candidatura de Datena. O texto estabelece que, em cidades com mais de 200 mil eleitores, como São Paulo, a aprovação da escolha de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional.

O partido manteve a convenção marcada para amanhã e usará o evento para anunciar o vice na chapa do apresentador. Datena é conhecido pelo seu histórico de desistências na corrida eleitoral, mas tem afirmado que dessa vez continuará no pleito. Na semana passada, ele fez sua primeira agenda na rua e andou pelo Mercadão Municipal.

'Estão com medo de o Datena desistir', diz ala contrária

Oposição interna no PSDB à candidatura de Datena diz que a decisão antecipada confirma o racha no partido. "Essa coisa que a federação fez hoje só mostra que eles não têm apoio mesmo na base do partido", afirmou o ex-presidente municipal da legenda. Ele foi deposto do cargo pela executiva nacional no ano passado por apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Alfredo diz que a homologação da candidatura indica que o apresentador ainda pode desistir. "Datena já está dando indícios de que quer correr do negócio, porque se [a executiva do partido] tivesse certeza de que ele seria homologado amanhã, eles não teriam feito isso hoje", afirmou.

820 militantes estão confirmados para o protesto amanhã. "Vamos ter um caminhão de som lá fora, passando as falas reacionárias do Datena sobre o Bruno Covas, o João Doria, o José Serra, inclusive sobre o que ele falava do Aécio Neves, que ele tinha que estar preso, que lugar de ladrão era na cadeia."

Continua após a publicidade

E lá dentro nós vamos convidar o Datena para um debate sobre a cidade de São Paulo. Ele tem fugido de nós.
Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB

Deixe seu comentário

Só para assinantes