Servidores da Prefeitura de SP são levados de ônibus a ato de Nunes
Servidores do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e ao Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, foram levados em ônibus fretados a um ato de campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, na segunda-feira (26).
A lei eleitoral proíbe que o detentor do cargo público use sua posição ou a estrutura do poder público para agir de modo a influenciar o eleitor. A campanha do prefeito negou que tenha convocado os funcionários públicos e disse que não tem relação com o transporte, pago pela campanha da vereadora Sandra Santana (MDB), sua aliada.
O que aconteceu
O UOL acompanhou o trajeto. Foram dois ônibus saídos da sede do Cate, na avenida Rio Branco, região central de São Paulo, até a quadra da escola de samba Mocidade Alegre, no Limão, zona norte.
As pessoas entraram nos ônibus um pouco antes das 18h e chegaram à quadra da escola perto de 18h40. Uma servidora do Cate trazia um papel com uma lista de nomes, e fazia o controle de quem embarcava.
Uma das pessoas que saiu da sede do Cate e entrou num ônibus vestia uma camiseta da vereadora Sandra Santana (MDB). Um dos ônibus tinha um adesivo do candidato a vereador por São Paulo Silvio Oliveira (PSD).
O comício era um ato de campanha de Sandra Santana, do qual Ricardo Nunes participou. O evento estava na agenda da campanha do prefeito. Vídeos do evento foram publicados no Instagram de ambos.
A reportagem ficou na entrada da quadra da escola de samba por cerca de duas horas. Nesse tempo, chegaram pelo menos sete ônibus cheios - três dos ônibus eram municipais, da empresa Spencer.
Na porta da quadra, havia pessoas hasteando bandeiras da vereadora e também integrantes da campanha de Nunes, com bandeiras da candidatura do prefeito.
Eles chegaram em vans e foram orientados pelos organizadores a não se aproximar das pessoas que estavam com bandeiras da vereadora. Enquanto isso, cantavam "passou um avião e nele tava escrito que o Ricardo é campeão".
Nunca há condução de servidores, diz prefeito
Ao UOL, a assessoria de imprensa do prefeito Ricardo Nunes disse que os ônibus foram fretados por apoiadores da vereadora Sandra Santana, "sem qualquer relação com a campanha do prefeito".
"Não há, nunca, condução de servidores para qualquer ato político", completou.
Pessoas compareceram de livre e espontânea vontade, diz vereadora
Procurada pelo UOL, a vereadora Sandra Santana confirmou que os ônibus foram fretados "por dois apoiadores" de sua candidatura, "em nada tendo a ver com a campanha do Prefeito".
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber"Nenhum servidor foi convocado, não houve nenhuma consequência a quem não compareceu. As pessoas foram convidadas e compareceram de livre e espontânea vontade", disse a vereadora, por meio de sua assessoria de imprensa.
Deixe seu comentário