Rubinho Nunes anuncia apoio a Marçal; partido reage e ameaça expulsão
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) anunciou apoio a Pablo Marçal (PRTB). O partido do parlamentar é da coligação de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e candidato à reeleição na capital paulista. O presidente da sigla, Milton Leite, condenou a decisão e ameaçou o vereador de expulsão.
O que aconteceu
Políticos bolsonaristas já avaliavam deixar a campanha de Nunes. O motivo é o crescimento de Pablo Marçal (PRTB) nas últimas pesquisas eleitorais, como apurou o UOL.
A provável adesão à campanha de Marçal foi adiantada pelo UOL na quarta-feira (28).
Hoje, Rubinho Nunes publicou vídeo fazendo campanha ao lado do influenciador. O vereador é candidato à reeleição. No vídeo, Rubinho chama Marçal de "o prefeito de São Paulo".
Vereadores bolsonaristas disseram ao UOL que a campanha de Nunes "acabou". Na Câmara Municipal de São Paulo, parlamentares de direita dizem que há "um sentimento de derrota iminente". A reportagem apurou ainda que há uma avaliação de que a campanha de Nunes demora a reagir diante dos últimos resultados das pesquisas.
A coligação de Nunes é formada por 12 partidos. São eles: PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil.
Deputados e vereadores se preparam para assumir apoio a Marçal nas redes sociais. A presença de vereadores já não era significativa nas agendas de Nunes — após a divulgação das pesquisas Datafolha e Quaest, a percepção é a de que a presença deles se reduza ainda mais.
Materiais de campanha aparecem com a alterações. Parlamentares ouvidos pelo UOL dizem que os materiais de campanha em que Nunes aparece já foram "rasgados" ou têm adesivos de Marçal colados por cima.
União Brasil fala em expulsão
Em nota, Milton Leite, presidente do União Brasil reafirmou o apoio do partido a Nunes. No texto, o chefe da sigla diz que tomará "providências imediatas".
O União Brasil, diretório do município de São Paulo, está tomando providências imediatas em relação ao apoio que o vereador Rubinho Nunes declarou ao candidato Pablo Marçal. Nunes será retirado da propaganda eleitoral do partido no rádio e na televisão e não terá mais acesso aos recursos do fundo eleitoral. Outras medidas serão analisadas ao longo da campanha, inclusive uma possível expulsão. O União Brasil tem o compromisso de apoiar o prefeito Ricardo Nunes e os candidatos que estiverem em discordância sofrerão as consequências.
Milton Leite
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.