Por que Pablo Marçal não aparece no horário eleitoral na TV e rádio?
O horário eleitoral gratuito para as Eleições Municipais de 2024 começou a ser transmitido no rádio e na televisão desde o dia 30 de agosto. Pablo Marçal (PRTB), um dos líderes das últimas pesquisas de intenção de voto, está fora das propagandas gratuitas em razão da legislação eleitoral.
O que aconteceu?
Marçal não é o único fora do horário eleitoral. Marina Helena (Novo), Altino Prazeres (PSTU), Bebetto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) também não têm direito à propaganda eleitoral gratuita.
Por que alguns candidatos não têm tempo de TV? Isso ocorre devido à chamada cláusula de barreira, que limita o acesso ao horário eleitoral apenas aos partidos que atingiram um desempenho mínimo nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados.
Ricardo Nunes (MDB) tem o maior tempo. O atual prefeito e candidato à reeleição, Nunes, é o que tem a maior fatia de tempo, com mais de 60% na propaganda eleitoral gratuita. Outros candidatos, como Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB), dividem o restante.
Nenhum representante eleito. O PRTB, partido de Pablo Marçal, não teve nenhum parlamentar eleito nas últimas eleições. O TSE mantém uma tabela atualizada com o desempenho de todos os partidos políticos e federações nas eleições de 2022.
Como o tempo é dividido entre os candidatos?
Desempenho. O tempo de propaganda eleitoral gratuita é dividido conforme o desempenho dos partidos nas eleições passadas. O tempo é distribuído proporcionalmente à representatividade de cada partido no Congresso. Isso significa que partidos maiores, com mais deputados eleitos, como o MDB de Ricardo Nunes, recebem mais tempo.
Cláusula de barreira. Apenas os partidos que atingiram a cláusula de barreira têm direito ao tempo de rádio e TV. Isso significa, partidos que elegeram pelo menos 11 deputados federais ou obtiveram 2% dos votos válidos em, no mínimo, nove estados estão aptos a participar.
Qual o tempo de cada um dos candidatos à Prefeitura de São Paulo?
Ricardo Nunes (MDB): 6 minutos e 30 segundos por dia.
Guilherme Boulos (PSOL): 2 minutos e 22 segundos por dia.
José Luiz Datena (PSDB): 35 segundos por dia.
Tabata Amaral (PSB): 30 segundos por dia.
Candidatos sem tempo de TV: Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), Altino Prazeres (PSTU), Bebetto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP). Sem tempo de propaganda devido à cláusula de barreira.
*Com informações da Agência Estado.
Deixe seu comentário