Por que Pablo Marçal não aparece no horário eleitoral na TV e rádio?

O horário eleitoral gratuito para as Eleições Municipais de 2024 começou a ser transmitido no rádio e na televisão desde o dia 30 de agosto. Pablo Marçal (PRTB), um dos líderes das últimas pesquisas de intenção de voto, está fora das propagandas gratuitas em razão da legislação eleitoral.

O que aconteceu?

Marçal não é o único fora do horário eleitoral. Marina Helena (Novo), Altino Prazeres (PSTU), Bebetto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) também não têm direito à propaganda eleitoral gratuita.

Por que alguns candidatos não têm tempo de TV? Isso ocorre devido à chamada cláusula de barreira, que limita o acesso ao horário eleitoral apenas aos partidos que atingiram um desempenho mínimo nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados.

Ricardo Nunes (MDB) tem o maior tempo. O atual prefeito e candidato à reeleição, Nunes, é o que tem a maior fatia de tempo, com mais de 60% na propaganda eleitoral gratuita. Outros candidatos, como Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB), dividem o restante.

Nenhum representante eleito. O PRTB, partido de Pablo Marçal, não teve nenhum parlamentar eleito nas últimas eleições. O TSE mantém uma tabela atualizada com o desempenho de todos os partidos políticos e federações nas eleições de 2022.

Como o tempo é dividido entre os candidatos?

Desempenho. O tempo de propaganda eleitoral gratuita é dividido conforme o desempenho dos partidos nas eleições passadas. O tempo é distribuído proporcionalmente à representatividade de cada partido no Congresso. Isso significa que partidos maiores, com mais deputados eleitos, como o MDB de Ricardo Nunes, recebem mais tempo.

Cláusula de barreira. Apenas os partidos que atingiram a cláusula de barreira têm direito ao tempo de rádio e TV. Isso significa, partidos que elegeram pelo menos 11 deputados federais ou obtiveram 2% dos votos válidos em, no mínimo, nove estados estão aptos a participar.

Qual o tempo de cada um dos candidatos à Prefeitura de São Paulo?

Ricardo Nunes (MDB): 6 minutos e 30 segundos por dia.

Continua após a publicidade

Guilherme Boulos (PSOL): 2 minutos e 22 segundos por dia.

José Luiz Datena (PSDB): 35 segundos por dia.

Tabata Amaral (PSB): 30 segundos por dia.

Candidatos sem tempo de TV: Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), Altino Prazeres (PSTU), Bebetto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP). Sem tempo de propaganda devido à cláusula de barreira.

*Com informações da Agência Estado.

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Martim Affonso Ferreira de Goes

Não tem que ter horário eleitoral pra nenhum deles,eles que vão fazer política em suas redes sociais,a mídia ainda colabora mais ainda com essa vergonha,dando mais espaço pra eles, fazendo sabatina e passando dia do candidato,tudo muito vergonhoso.

Denunciar

Rodrigo Leal da Veiga

O Marçal não tem espaço na tv e no rádio por um problema de saúde pública, ouví-lo discursando, para o ouvinte, somente acompanhado de um balde com desinfetante e rodo ao lado, a nausea é eminente, certa, impossível de deter!

Denunciar

Hélio Bella

Gostaria de parabenizar o atual prefeito Ricardo Nunes, homem que pouco estampa sua face na mídia fora do horário eleitoral, mas que mmuito trabalha por essa cidade de norte a sul, de leste a oeste no centro e extremos. Dentre os candidatos apresentou-se de forma mais serena, responsável, transparente com projetos prontos / a realizar e com números, o que representam uma administração pública saudável e responsável. Outros candidatos preparam-se única e exclusivamente para ataque pontual apresentando pouco conhecimento sistêmico da cidade e os vários setores da administração pública; tivemos candidatos passando-se por porta voz de outros políticos de plantão com ideologia criada nos porões do século XVIII para usufruir, gastar e literalmente consumir o caixa / dinheiro público em benefício único e exclusivamente de seus pares !

Denunciar