Josias: Nunes e Boulos antecipam segundo turno em debate

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) anteciparam a estratégia para o segundo turno das eleições no debate do RedeTV!/UOL desta terça (17), segundo analisou o colunista Josias de Souza ao UOL News do mesmo dia.

O Datafolha divulgado na última quinta (12) mostra empate técnico entre Nunes e Boulos. O atual prefeito somou 27%, contra 25% do deputado federal. Marçal, por outro lado, oscilou para baixo e ficou com 19%.

Não houve vencedor nesse debate. Debates como esse que não tem um vencedor nítido, eles [candidatos] privilegiam quem está na frente.

Ricardo Nunes passou o debate inteiro tentando grudar no Boulos a pecha de defensor da legalização das drogas. E o Boulos, muito timidamente, explicou que a posição dele é de não confundir traficante com consumidor, de tal sorte que a prisão do consumidor acaba reforçando o bloco dos traficantes.

Mas ele não explica direito qual o projeto que o PSOL tem na Câmara dos Deputados sobre essa matéria. E o Ricardo Nunes ficou martelando nessa matéria tentando vincular o Boulos a exemplo do que fez no debate anterior em relação a invasão, grudando no Boulos a pecha de invasor de propriedade privada.

O Boulos, por sua vez, iguala Nunes a Pablo Marçal. Ele vinha dizendo que ambos são faces da mesma moeda, porque buscam vínculo com Bolsonaro. Sinto que ambos já estão projetando a disputa para o segundo round.

Josias de Souza, colunista do UOL

Sakamoto: Debate mostra caminho para evitar lacração para cortes de vídeo

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) ficou, muitas vezes, isolado durante o debate do UOL/Rede TV!, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça. Para ele, o debate mostrou um caminho para evitar a lacração feita para cortes de vídeos, depois de um primeiro bloco com troca de gritos entre Nunes e Marçal.

Continua após a publicidade

No segundo bloco em diante, os candidatos, alguns deles orientados pelos assessores, reduziram número de vezes que caíam em provocações do Pablo Marçal, o que irritou o ex-coach, que, muitas vezes, ficava falando sozinho e não conseguia produzir seus cortes.

Marçal ficou parecendo, muitas vezes, com aquele garoto que faz o bullying e fica sozinho no fundo da sala porque ninguém cai no bullying.

Apesar desse espaço do debate ainda estar longe de um espaço de qualidade para discutir os problemas da cidade, o debate mostrou que há um caminho para evitar a lacração para produção de vídeos.

O Boulos mostrou muito mais calma diante dos ataques do Marçal, merece destaque. Até o Datena evitou os gatilhos que o Marçal ia despejando contra ele relacionados ao último debate.

Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.