Justiça atende Boulos e manda tirar do ar propaganda de Nunes com Tarcísio

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) ordenou que a campanha do candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) retire do ar propaganda eleitoral na TV em que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece.

O que aconteceu

Determinação atende pedido feito pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL). Segundo a representação, a participação de Tarcísio extrapola o tempo permitido na lei eleitoral em uma inserção de Nunes na TV veiculada entre os dias 14 e 16 de setembro.

Legislação prevê que apoiadores ocupem até 25% do tempo de propaganda do candidato, e Tarcísio aparece em 83% da duração total da inserção. De acordo com a decisão, a imagem e a voz do governador foram veiculadas em 25 dos 30 segundos da peça.

Justiça Eleitoral considerou que inserção está em "desacordo com legislação que regulamenta uso da propaganda eleitoral gratuita" no rádio e na TV. O juiz Murillo Viana D'Ávila Cotrim, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, deu dois dias para que peça seja retirada do ar. A decisão foi expedida nesta terça-feira (17).

Tarcísio se tornou o principal cabo eleitoral de Nunes na disputa eleitoral em São Paulo. Como mostrou o UOL, o governador virou a principal arma do emedebista para chegar aos bolsonaristas sem precisar recorrer ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A alta aprovação e o trânsito político são trunfos a favor do chefe do Executivo paulista.

Nunes aposta em dobradinha com o governador na campanha. Eles têm participado de diversos eventos públicos juntos nos últimos dias, e a parceria é explorada na propaganda eleitoral. A dobradinha é apontada por interlocutores de Nunes como um dos fatores responsáveis pela recuperação dele nas últimas pesquisas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.