Eleitores rejeitam nova bandeira em BH; votação foi feita junto ao 1º turno
Belo Horizonte não terá uma nova bandeira. Eleitores decidiram não alterar o símbolo da cidade em referendo realizado junto ao primeiro turno da eleição municipal neste domingo (6).
O que aconteceu
Mais de 1 milhão votaram contra nova bandeira. Apuração das urnas mostra que 84% dos eleitores optaram por não mudar a bandeira de Belo Horizonte.
Consulta popular foi aprovada em abril após lei municipal. Câmara Municipal aprovou, em 31 de julho de 2023, uma lei instituindo a nova bandeira (lei 11.559), mas a adesão a ela ainda dependia da consulta popular, conforme prevê a Constituição Federal. O plebiscito foi autorizado pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais).
Sugestão de novo desenho foi criada por designer e viralizou nas redes sociais em junho do ano passado. Gabriel Figueiredo começou a desenvolver o projeto após uma visita à exposição Gráfico Grafia, no Museu Histórico Abílio Barreto, em novembro de 2021.
Desenho usa brasão, mas se inspira em pôr do sol da cidade. Para Figueiredo, discutir os símbolos usados para representar a cidade não era algo urgente, mas essencial. Ele defendeu que a representação simbólica de uma cidade é uma "ferramenta importantíssima" em sua própria construção e transformação.
Proposta dividia eleitores ouvidos pelo UOL. Entre os que disseram não à troca da bandeira atual pela nova, os argumentos eram que a mudança de bandeira não era uma prioridade, retirava a simbologia da história mineira e era esteticamente feia.Já quem disse que iria votar sim à nova bandeira na urna defendia que ela é mais moderna e tinha os principais elementos da atual bandeira, mas de forma mais simplificada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.