Opinião: Marçal não quer sabatinar Nunes e Boulos. Quer vender seguros
Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo e agora ex-ex-coach, desafiou Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) a participar de uma sabatina no canal dele antes da eleição de domingo (27). E a notícia não é essa. Já explico por quê.
Como qualquer anfitrião, o empresário podia ter pensado no convite antes —e não a quatro dias da votação.
Mas Marçal parecia ocupado demais com outros planos, como participar de uma prova de Ironman em Portugal e usar os canais por onde pedia votos até outro dia para divulgar cortes de palestras e vender novos cursos —alguns com referência à palavra "governar".
Gente próxima a ele passou a campanha dizendo que toda a visibilidade usada na candidatura era uma espécie de viral da própria plataforma de infoprodutos.
O convite para a rinha entre Nunes e Boulos deixou até os incrédulos da tese desconfiados.
Há razões para (des) acreditar. O ex-candidato fez a proposta usando um boné com a marca de uma empresa de seguros de carro da qual é sócio. Parece um detalhe, mas não é.
Essa é a mesma empresa que ele tentou alavancar durante a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
Na época, um dos sócios dele anunciou uma ação de "filantropia solidária": quem doasse recursos para reconstruir casas nas regiões atingidas pelas enchentes concorreria a um automóvel BMW. Usado.
O anúncio da rifa era feito com o mesmo boné usado agora por Marçal.
Precisava? Aparentemente, sim, já que a seguradora, da qual Marçal é sócio há dez meses, já tem 1.574 queixas só no site Reclame Aqui.
Assim como as chuvas, um tema de comoção e mobilização nacional, a campanha à prefeitura ainda é a grande vitrine para Marçal, mesmo ele não sendo mais candidato.
Pois foi só voltar a falar do tema que o engajamento da postagem disparou. Ela ganhou 137 mil curtidas até a manhã desta quinta-feira, índice bem superior ao da maioria das publicações desde o fim da campanha (o anterior mal bateu 11 mil curtidas).
"Está em ação uma máquina de pegar bobos", resume um ex-seguidor, para quem Marçal segue sem freio, e certo da impunidade pelos crimes que cometeu na eleição.
O vendedor de cursos usa ainda as mesmas táticas do candidato. Está apenas, talvez, um pouco mais rico.
19 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Mario Cesar de Souza
O melhor negócio do mundo é vender palestra para imbecis, não pela rentabilidade em si mas pela enorme quantidade de público. Os coaches e pastores estão aí para provar isso.
Luis Alberto de Araujo Ramos
E a imprensa e os candidatos ainda ficam comentando, dando trela e “spot light” pro meliante digital !!!
Orlando Gomes Bezerra
O canal dele não está fazendo nada diferente do que fazem os canais tradicionais de comunicação, uol, globo e todos.