Topo

Obama decreta estado de emergência em Nova York e em Washington

Furacão Sandy é retratado por imagens de satélite divulgadas pela Nasa - Nasa/Reuters
Furacão Sandy é retratado por imagens de satélite divulgadas pela Nasa Imagem: Nasa/Reuters

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

29/10/2012 08h22

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou estado de emergência em Washington, na Columbia, em Nova York e em Massachusetts, além de Maryland, como medida de precaução à chegada do furacão Sandy, prevista para esta segunda-feira (29).

A previsão é que a tempestade provoque ventos de até 250 km/h.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) estima que o Sandy atinja as regiões de Virgínia, Pensilvânia e Nova York até terça-feira (30).

Na madrugada de segunda, o furacão estava localizado a cerca de 320 km da Carolina do Norte.

Obama determinou ao administrador de Emergência Federal (Fema) que se prepare para salvar vidas, proteger a propriedade e a saúde pública, assim como buscar a redução de desastres em Maryland, especialmente na cidade de Baltimore.

Pelas análises dos especialistas, a maioria dos danos deve ser por árvores caídas, desabamentos e interrupção do fornecimento de energia elétrica. 

O presidente cancelou sua participação em um evento de campanha em Orlando, Flórida, devido à passagem do furacão Sandy.

"Devido à deterioração das condições meteorológicas na área de Washington, o presidente não comparecerá ao evento de campanha em Orlando", informou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"O presidente retornará à Casa Branca para monitorar os preparativos e a resposta ao furacão Sandy." (Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex, e AFP)

Animação da Nasa mostra avanço do furacão Sandy