Topo

Romney conseguiria se manter fiel à tradição mórmon na Casa Branca?

Do UOL, em São Paulo

05/11/2012 11h48

Se vencer as eleições desta terça-feira (6), o republicano Mitt Romney se tornará o primeiro presidente mórmon -- ou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias --  dos Estados Unidos.

Por se tratar de uma religião com costumes que diferem um pouco das protestantes clássicas ou do catolicismo, uma reportagem da CNN questiona se Romney conseguiria se manter fiel à sua fé, mesmo assumindo o governo norte-americano.

A primeira dúvida já surge no dia da posse. Durante o juramento, Romney colocaria sua mão sobre a Bíblia ou sobre o Livro dos Mórmons, livro sagrado dos fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

Segundo a pesquisadora Jana Riess, ouvida pela CNN, Romney manteria a tradição e usaria a Bíblia para fazer o juramento. O livro mais importante do cristianismo também é sagrado para os mórmons.

Além disso, quando foi empossado governador de Massachusetts, Romney prestou juramento com a Bíblia.

Como presidente, Romney também teria de ser mais leniente em relação a outras regras do mormonismo. Para evitar atritos, o mandatário liberaria bebidas alcoólicas e café --ambos proibidos aos mórmons-- durante encontros na Casa Branca.

De acordo com Douglas Foy, que trabalhou no governo de Massachussets durante o período em que Romney foi governador, os jantares oficiais sempre tinham álcool.

"O governador e sua mulher nunca bebiam. Romney chegava a brincar dizendo que estava bancando o vinho de todos", disse à CNN.

Se seguir o roteiro de quando foi governador, Romney também não deixará de ir à igreja aos domingos, quando não tiver agenda oficial no dia.

O problema é que a igreja mais próxima da Casa Branca é composta por uma maioria democrata, liberal, cheia de latino e, inclusive, com homossexuais em cargos de liderança.

Ou seja, uma passadinha na igreja pode significar uma tremenda saia justa a Romney.

O presidente também poderia querer visitar um templo mórmon que, ao contrário da igreja, é reservado apenas a membros convidados.

Como Romney poderia ir a um lugar tão fechado na companhia de, por exemplo, agentes secretos? Bem, a CIA costuma recrutar jovens mórmons diretamente da Universidade Brigham Young, ligada à igreja. Portanto, achar agentes com "convites" não seria um problema.

A CNN também especula que Romney manteria a tradição de jejuar pelo menos um dia por mês e reservar pelo menos algumas segundas-feiras para estudo religioso e orações com sua família.