Topo

Centenas de manifestantes pedem que Obama saia da Palestina

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 09h39

Centenas de manifestantes se concentraram nesta quinta-feira (21) em uma praça de Ramallah, na Cisjordânia, para protestar contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Palestina.

Obama chegou de helicóptero em Ramallah nesta quinta pouco antes das 11h (6h de Brasília) para se reunir com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Cerca de 300 manifestantes, segundo a agência palestina "Maan", retiraram o sapato, seguindo um costume da região, e cantaram palavras de ordem contra Obama, como "deixe de apoiar os crimes de guerra israelenses" e "Estados Unidos, Israel e Grã-Bretanha: o triângulo do terror".

Outros participantes acusaram os EUA de "votarem a favor da ocupação" em 29 de novembro, quando os palestinos obtiveram na ONU o status de Estado não membro, e de não serem "neutros" no conflito.

A polícia palestina bloqueou a rua que conduz da praça Al Manara até o complexo da Muqata, onde estão reunidos Obama e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

A agência "Maan" informou que houve distúrbios de menor porte entre a polícia e os manifestantes. Cerca de 150 agentes foram enviados para reforçar a segurança da área.

Em cartazes, manifestantes reivindicavam o direito de retorno para os refugiados e a liberdade para todos os presos palestinos em prisões israelenses.