Topo

Limusine oficial do presidente Obama quebra em Israel

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 15h32

O veículo oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quebrou na estrada que liga o aeroporto de Ben Gurion à capital israelense Tel Aviv horas antes de o mandatário desembarcar em Israel em sua primeira visita ao país, segundo o jornal britânico "The Telegraph".

Durante o incidente, Obama não estava dentro do carro pois ainda viajava a Israel, a bordo do avião presidencial Air Force One.

Chamada de "the beast", por causa da proteção oferecida em caso de eventuais ataques, a limusine presidencial, que voou especialmente para transportar Obama, foi rebocada por um caminhão até Tel Aviv.

O veículo "Cadillac One", que iria fazer o deslocamento de Obama durante a visita, foi substituído por algum dos inúmeros veículos que acompanham a comitiva do presidente dos Estados Unidos.

Um funcionário do governo israelense disse que o carro pode ter quebrado após ter sido erroneamente abastecido com óleo diesel em vez de gasolina.

O Serviço Secreto norte-americano informou que ainda não sabe o que causou o colapso. O carro esteve no Brasil em 2011 quando Obama cumpriu agenda no país.

Obama faz tour de três dias por Israel e territórios palestinos

Durante a passagem do presidente norte-americano por Israel, estão previstas visitas a locais de grande significado simbólico para o público israelense, como o Museu do Holocausto, o túmulo de Theodor Herzl (idealizador do sionismo) e o túmulo de Itzhak Rabin.

O governante visitará também nos próximos três dias algumas localidades da Palestina e depois continuará sua viagem, no sábado, na Jordânia.

Esta é a primeira viagem internacional de Obama em sua segunda gestão. A escolha de Israel como primeiro destino é interpretada por analistas locais como uma tentativa de "recompensar" o público israelense por não ter passado por Israel e visitado o Cairo, no Egito, durante seu primeiro mandato.

A visita de Obama ocorre depois de, nas últimas eleições, o premiê Netanyahu ter apoiado claramente seu adversário nas eleições de novembro, Mitt Romney, e de pesquisas de opinião em Israel terem indicado uma preferência pelo candidato republicano.