Topo

Jornalista relata encontro com enviado da ONU na Crimeia: '"Estou bem", ele me disse'

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 16h02

O jornalista Tim Sullivan, da agência de Notícias “The Associated Press", relatou nesta quarta-feira (5), pelo Twitter, que esteve rapidamente com Robert Serry, enviado da ONU à Ucrânia, hoje à tarde, na sala da classe executiva do aeroporto de Sebastopol, na região autônoma da Crimeia.

Segundo o relato de Tim Sullivan, o encontro teria durado poucos minutos -- “logo após a segurança me expulsou. Estou frustrado, mas OK”, -- mas Serry chegou a dizer a ele “Estou bem”.

Ainda segundo Sullivan, a sala de embarque estava um “caos”, mas o enviado da ONU permanecia “totalmente calmo”.

O enviado especial da ONU à Ucrânia Robert Serry foi detido por homens armados pró-Rússia durante uma visita hoje à da Crimeia --alvo de disputa com os russos-- e teve de abortar a missão.  

O governo interino da Ucrânia chegou a afirmar que ele havia sido sequestrado, mas a ONU negou a informação, dizendo apenas que foi "ameaçado" por entre 10 e 15 homens armados.

Segundo o relato de Tim Sullivan, o encontro teria durado poucos minutos -- “logo após a segurança me expulsou”, disse o jornalista. “Estou frustrado, mas OK”, relata.

Ainda de acordo com o jornalista da AP, havia pessoas acompanhando o enviado da ONU, mas o jornalista não soube informar quem eram essas pessoas. “Algumas estavam com uniformes do aeroporto”, relata. (Com AP)