Topo

Suposto novo vídeo do Estado Islâmico ameaça Washington

Do UOL, em São Paulo

16/11/2015 11h00

O grupo radical Estado Islâmico, autor dos ataques que deixaram 129 mortos em Paris na sexta-feira (13), teria divulgado um novo vídeo de ameaças.

O vídeo teria sido publicado nesta segunda-feira (16), direcionado a países participando dos ataques aéreos contra territórios na Síria, que "sofrerão o mesmo destino que a França", afirmam os jihadistas.

A mensagem traz uma ameaça direcionada aos Estados Unidos, país que lidera a coalizão internacional que tem realizado ofensivas na Síria contra alvos do Estado Islâmico.

“Nós dizemos aos Estados que participam da campanha de cruzada que, por Deus, vocês terão um dia, se Deus quiser, como o da França, e por Deus, como nós atingimos a França no centro de sua morada em Paris, nós juramos que vamos atacar a América em seu centro em Washington”, diz um homem. 

"Não viverão seguros até que os muçulmanos vivam seguros em seus países", disse ainda.

Divulgado em um site usado pelo grupo radical para publicar suas mensagens, o vídeo começa com o noticiário sobre os ataques de sexta-feira em Paris sob o título "Até que chegou o castigo". O homem vestido com uniforme militar e um turbante é identificado nas legendas como "Al Ghareeb, O Argelino".

Outro dos jihadistas, armado com um rifle, declarou que os ataques podem ser realizados "com artefatos explosivos, tiros, facas, carros (bomba) e pedras".

O jihadista lembrou os ataques realizados anteriormente no Canadá, na Bélgica e na Austrália e expressou o compromisso do grupo de continuar a aterrorizar esses países: "o que vem é pior e mais amargo", advertiu.

Esse vídeo foi divulgado depois que caças franceses bombardearam em massa no domingo o principal reduto do EI na Síria, a cidade de Al Raqqa (nordeste), em resposta à onda de atentados em Paris, que deixou ao menos 129 mortos e 350 feridos.

Não é possível verificar de imediato a autenticidade das imagens.

"Começo de uma tempestade"

Na sexta-feira, o grupo assumiu a autoria nos ataques com a divulgação, pelas redes sociais, de uma nota em que avisava, aparentemente, que suas ações estavam apenas começando.

"A França e todos aqueles que seguem seu caminho devem saber que permanecem o principal alvo do Estado Islâmico', dizia o comunicado. 

"Alá (...) lançou o terror contra seu coração", afirmou o EI, chamando Paris de "a capital da abominação e da perversão".

"Paris tremeu sob seus pés [dos terroristas]".

A nota se encerrava com um alerta de que "este não é nada mais do que o começo de uma tempestade e uma advertência para aqueles que queiram meditar e tirar suas conclusões".

No Twitter, o Al-Hayat Media Centre, ligado ao Estado Islâmico, havia postado um vídeo em que o grupo jihadista pedia ataques contra a França. O vídeo não tinha data e sua veracidade não podia ser confirmada.

Na gravação, um militante afirmava que a França "não viverá em paz até que os bombardeios continuem". "Vocês terão medo até de ir ao mercado". (com agências de notícias)