Trump supera rivais republicanos na primária da Carolina do Sul

Do UOL, em São Paulo

  • Jonathan Ernst/Reuters

    Donald Trump discursa após a vitória nas prévias da Carolina do Sul

    Donald Trump discursa após a vitória nas prévias da Carolina do Sul

O megaempresário Donald Trump venceu neste sábado (20) as primárias republicanas da Carolina do Sul, deixando para trás os rivais Ted Cruz, Marco Rubio, Jeb Bush, John Kasich e Ben Carson na luta pela escolha como candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro.

Com a apuração em 99%, Trump venceu com folga (32,5% dos votos) seguido do senador de origem cubana pela Flórida Marco Rubio (22,5%) e o também senador de ascendência cubana pelo Texas Ted Cruz (22,3%).

Muito atrás ficaram os pré-candidatos Jeb Bush (7,8%), John Kasich (7,6%) e Ben Carson (7,2%). Bush, ex-governador da Flórida, foi um dos protagonistas da noite ao comunicar que estava desistindo de sua candidatura.

"Não é nada fácil ser candidato a presidente, é ruim, é desagradável, é cruel, mas é maravilhoso", disse Trump ao ver sua vitória confirmada.

Trump começou atrás nas prévias republicanas ao perder de Ted Cruz no caucus de Iowa, mas se recuperou ao vencer as primárias de New Hampshire.

Com a vitória na Carolina do Sul, o magnata volta a se consolidar como líder na disputa do partido até agora, dias antes da "Super Terça", em 1º de março, quando há primárias em onze Estados para definir um quarto do total de delegados às convenções nacionais no complexo processo eleitoral americano.

As primárias na Carolina do Sul ocorrem em uma semana tensa entre Trump e Cruz, depois que o empresário tachou o rival de mentiroso e seus advogados lhe enviaram uma advertência por escrito por usar em um anúncio publicitário uma entrevista de Trump de 1999 em que ele se diz a favor do aborto.

Neste sábado, os democratas também realizaram prévias, com Hillary Clinton vencendo o caucus de Nevada. No próximo dia 23, é a vez dos republicanos votarem em Nevada. (Com agências internacionais)

Entenda as primárias e a votação na eleição dos EUA

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos