Topo

Moscou retalia EUA e europeus com promessa de expulsar diplomatas ocidentais

Do UOL, em São Paulo

26/03/2018 13h14

A Rússia prometeu que irá expulsar dezenas de diplomatas ocidentais em reciprocidade às medidas adotadas pelos EUA e países da União Europeia e da Otan por causa do envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.

Em um comunicado oficial, o Ministério de Relações Exteriores russo expressou um "enérgico protesto pela decisão adotada", afirmando que o Kremlin "reagirá". "Acreditamos que este é um passo como hostil e que não ajuda a estabelecer as causas e a busca pelos culpados", seguiu o texto.

A expulsão de diplomatas é uma resposta ao ataque contra o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha dele, Yulia. Eles foram envenenados, segundo o Reino Unido, com um agente químico de fabricação russa.

Veja também:

Segundo a chancelaria russa, este "gesto provocador" dos países que "seguem o jogo das autoridades do Reino Unido (...) é a continuação da política de confronto que aponta a uma piora da situação".

Segundo o Executivo em Moscou, ao acusar infundadamente à Rússia do envenenamento de Skripal e da sua filha, as autoridades britânicas "adotaram, de fato, uma postura parcial e hipócrita". A parte russa, conforme a declaração, solicitou informação ao Reino Unidos em várias ocasiões, mas não recebeu retornos, embora se trate de uma tentativa de assassinato de cidadãos russos em território britânico.

O embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, disse nesta segunda-feira que a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas russos foi "equivocada" e está destruindo o pouco que resta dos laços entre EUA e Rússia, relatou a agência de notícias russa RIA. Comentando sobre possível retaliação da Rússia, Antonov disse que a resposta de Moscou será proporcional e que os Estados Unidos só entendem força, ainda segundo a agência.

(Com agências internacionais)