Topo

Esse conteúdo é antigo

Com mais de 127 mil infectados, Alemanha avalia reabrir comércio aos poucos

20.mar.2020 - Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em ruas de Berlim, na Alemanha - Odd ANDERSEN / AFP
20.mar.2020 - Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em ruas de Berlim, na Alemanha Imagem: Odd ANDERSEN / AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 07h46

Integrantes do governo da Alemanha já discutem uma data para a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais no país, fechados na tentativa de conter as transmissões do novo coronavírus. A sugestão é iniciar essa reabertura a partir do dia 20 de abril, mantendo as restrições de circulação de pessoas até o dia 3 de maio.

A conversa entre a chanceler Angela Merkel e os governadores ocorreu ontem. Além do comércio, eles também discutiram a reabertura de escolas, lojas e fábricas, a opção tornar obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e, possivelmente, a criação de um aplicativo de celular para ajudar a rastrear novos casos da covid-19.

Especialistas em doenças infecciosas dizem que quatro semanas mantendo as escolas, fábricas e lojas fechadas trouxeram progresso, mas alertam que a epidemia ainda não está contida e que há um longo caminho a percorrer antes que a vida normal volte à maior economia da Europa.

A Alemanha deu um salto no número de casos confirmados do novo coronavírus: de 2.486 para 127.584, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), referência para doenças infecciosas no país, divulgados hoje.

O número de novas infecções aumentou após quatro dias de declínio. A contagem ainda mostro que o número de mortos subiu de 285 para 3254.

*Com informações da Reuters

Coronavírus liga alerta pelo mundo