Topo

Esse conteúdo é antigo

População de Praga comemora fim do lockdown com jantar em mesa gigante

30.jun.2020 - Moradores de Praga se reuniram para o jantar numa mesa de 500 metros após o relaxamento de restrições contra o novo coronavírus na República Tcheca - Gabriel Kuchta/Getty Images
30.jun.2020 - Moradores de Praga se reuniram para o jantar numa mesa de 500 metros após o relaxamento de restrições contra o novo coronavírus na República Tcheca Imagem: Gabriel Kuchta/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 11h37

A população de Praga, na República Tcheca, construiu uma mesa de 500 metros e realizou um jantar público ontem para comemorar o fim do lockdown em razão do novo coronavírus no país.

Os moradores se espalharam pelas ruas e pela famosa ponte Charles depois que o governo suspendeu as restrições a grandes reuniões.

A República Tcheca foi rápida em implementar medidas de combate à covid-19 e foi um dos primeiros países a dizer para seus cidadãos usarem máscaras, o que ajudou na disseminação da doença e no relaxamento das restrições mais cedo do que outras nações. Segundo dados da Universidade John Hopkins, há 11.960 casos e 349 mortes.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta, no entanto, que a pandemia não acabou. O país ainda está proibindo estrangeiros de muitos países de cruzarem suas fronteiras.

"Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus com pessoas se encontrando e mostrando que não têm mais medo de ver outras. Que não têm medo de aceitar a mordida de um sanduíche de alguém", disse à AFP Ondrej Kobza, proprietário de um café de Praga que organizou o evento.

"Todos tinham que fazer algo para estar aqui, trazer comida ou uma flor. A ideia era que todos se envolvessem", acrescentou Kobza.