Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão deixa feridos em Beirute, no Líbano; veja vídeos

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 14h46Atualizada em 05/08/2020 07h32

Uma grande explosão em Beirute, capital do Líbano, causou pânico e destruição hoje na região portuária. Uma gigantesca coluna de fumaça pôde ser vista de toda a cidade (veja vídeos abaixo), segundo relataram testemunhas e a mídia local.

A explosão abalou várias áreas da capital, quebrando janelas e portas e deixando mais de cem mortos e 4.000 feridos. O impacto foi sentido até no Chipre, a 200 quilômetros da costa libanesa.

Cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, substância usada na produção de explosivos e fertilizantes, podem ter sido a causa desta grande explosão. O comitê de investigação local terá cinco dias para identificar os responsáveis.

Confira os vídeos que circulam nas redes sociais:

"Ainda faltam cinco meses para o fim de 2020. Grande explosão em Beirute, capital do Líbano. Minhas orações e pensamentos estão com o povo do Líbano. Estou literalmente sem palavras. Todos nós somos palhaços frente ao 'Todo Poderoso'"

"Vídeo de Beirute, Líbano, onde explosões foram reportadas próximo a área portuária"

"Uma grande explosão aconteceu em Beirute, capital do Líbano, com efeito de bomba nuclear"

"Urgente: grande explosão em Beirute, no Líbano. Imagens da redação do jornal 'The Daily Star' agora"

"Ver o que está acontecendo no meu país dói meu coração. O Líbano está implorando por ajuda e precisamos chamar atenção [para o que está acontecendo] #RezePeloLíbano"

"É insano o que está acontecendo em Beirute... Um amigo de um amigo meu filmou isso quando voltava de um mergulho. Reparem nos efeitos da explosão na água!"

"#URGENTE: o Porto de Beirute está completamente destruído e quase desmoronando após uma GRANDE explosão no Líbano"

"Outro ângulo da explosão em Beirute"

"A força da explosão em Beirute. Esse local fica a uns 20 quilômetros de distância. Apenas vejam como a explosão transforma o céu e como o barulho viaja [pela cidade]"

Também há registros de caos no Hospital St. Joseph, a cerca de dois quilômetros do Porto de Beirute. Outro vídeo ainda mostra um homem protegendo uma criança no momento da explosão.