Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump, sobre repressão policial em protestos: 'Não foi lindo?'

"Quando você está vendo todo mundo sendo empurrado, tem algo muito bonito sobre isso", afirmou - TOM BRENNER
"Quando você está vendo todo mundo sendo empurrado, tem algo muito bonito sobre isso", afirmou Imagem: TOM BRENNER

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 23h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre os protestos antirracistas que aconteceram no país neste ano. Em evento de campanha hoje, ele comentou a atuação das Forças Armadas na repressão das manifestações:

"Não foi lindo? Em Mineápolis, eles chegaram, esses soldados... E eles tinham gás lacrimogêneo, eles tinham spray de pimenta, que o outro lado não quer que você use, porque não é legal."

Mineápolis foi a cidade onde os protestos começaram, quando George Floyd morreu asfixiado após um policial apertar seu pescoço com o joelho por quase dez minutos. Trump continuou:

"Eles podem jogar latas em você. Eles podem jogar pedras e machucar seus policiais, mas você não pode se proteger com gás lacrimogêneo, spray de pimenta."

Trump tem usado um discurso a favor da ordem e contra os protestos em seus pronunciamentos. Ele elogiou a atuação da polícia e das Forças Armadas nos protestos:

"Quando você está vendo todo mundo sendo empurrado, tem algo muito bonito sobre isso."

O presidente terminou o discurso dizendo que sua fala não era muio "politicamente correta", e acrescentou: "Vocês entendem. Vocês entendem disso ainda mais que eu".