Topo

Esse conteúdo é antigo

'Pior cenário é Trump perder e ficar', diz Haddad sobre eleições nos EUA

Do UOL, em São Paulo

03/11/2020 09h34Atualizada em 03/11/2020 14h15

O petista Fernando Haddad, adversário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018, afirmou que o pior cenário para as eleições americanas seria o presidente Donald Trump perder a disputa para o rival Joe Biden, mas se recusar a deixar o poder.

Em publicação nas redes sociais na manhã de hoje, Haddad disse que, caso isso aconteça —como Trump já deu a entender em declarações públicas—, "os fascistas vão se assanhar em todo o mundo".

"Por ação ou omissão deixam um fascista chegar ao poder. Depois, veem a dificuldade de tirá-lo por meios democráticos. O pior cenário é Trump perder e ficar. Os fascistas vão se assanhar em todo mundo. Se ele ganhar, o problema permanece sem solução por mais quatro anos", escreveu o ex-prefeito de São Paulo.

Trump tem feito críticas ao modelo de votação pelos correios, que, segundo ele, facilita a ocorrência de fraudes. O presidente e parte do partido Republicano querem invalidar a contagem desses votos, o que pode demorar dias ou até semanas, e ameaçam contestar o resultado das eleições na Justiça.

O republicano está atrás de Joe Biden nas pesquisas de intenção de voto e tenta surpreender nas urnas, assim como fez em 2016, para se reeleger por mais quatro anos.